Escola Municipal Carlos Formigli realiza formatura de alunos internos da Case

19 de dez de 2017 - Jornalismo

Esperança, essa foi a palavra mais pronunciada na tarde da quarta-feira (13), durante a formatura dos internos do espaço de Internação Provisória da Comunidade de Atendimento Socioeducativa (Case Salvador), localizada no bairro de Tancredo Neves, alunos da Escola Municipal Professor Carlos Formigli, que funciona dentro da unidade. Ao todo, foram diplomados 44 internos, sendo duas meninas. Eles passaram do Fundamental I para o Fundamental II, que corresponde à etapa do 6º ao 9º anos. Os formandos foram divididos em dois turnos, 22 pela manhã e 22 na parte da tarde.

Organizada pela equipe gestora da Escola Municipal, a solenidade foi marcada por muita emoção para pais, alunos, professores e socioeducadores da unidade, incumbidos da formação e ressocialização desses meninos e meninas. Um desses momento  foi a entrega dos diplomas, feita ora pelos pais e responsáveis, ora pelos professores.

A mãe de um dos internos estava orgulhosa de ver o filho que está há mais de um ano na instituição e que, segundo ela, ‘está realmente buscando o caminho do bem’. “Sem palavras. É um momento de muita felicidade, sei que meu filho errou, tem que pagar pelas consequências dos seus atos e, como mãe, não apoiei o que ele fez de errado, mas ver que ele está tendo uma nova oportunidade me faz acreditar que tudo pode mudar, que pode ser diferente na vida dele a partir de hoje. Agradeço a todos aqui da Escola Carlos Formigli pelo empenho em dar a esses meninos e meninas a oportunidade de terem uma nova chance através da educação”.

“O trabalho da escola Carlos Formigli é resgatar primeiro os valores desses meninos e meninas, que, apesar de estarem em uma unidade socioeducativa, têm muito a contribuir com a sociedade. Então, através da arte, da educação, da valorização do ser humano é que nós temos conseguido, ao longo desses quase três anos à frente da direção da escola, ressocializar e resgatar a dignidade de quem aqui está. Esse é um trabalho de sacerdócio”, enfatizou o diretor da escola municipal, João Copque Jr., destacando a atuação de toda a equipe da escola.

E quando se fala em comemorar conquistas, a alegria é ainda maior. Foi o caso de um dos internos. “É um momento de reflexão, conheci pessoas boas que me deram valor, mesmo sabendo do motivo de eu estar aqui, não se importaram e essas pessoas fizeram o máximo para nos ajudar. Agora, bola pra frente. É momento de refletir, vida nova e ver mais uma vez o olhar de orgulho de minha mãe, que o choro dela seja para sempre de alegria”, disse.

A cerimônia do turno da manhã contou com a presença do professor Manoel Carlos Formigli, para uma justa homenagem pela iniciativa de fundar a escola, que tem o papel fundamental de transformação dos jovens, através da educação. O paraninfo foi o gerente Regional de Educação do Cabula, Wanete Carvalho. “O sucesso da Carlos Formigli vem do trabalho intenso dos profissionais de educação e o maestro dessa orquestra do saber, professor João Copque Jr”, afirmou Carvalho.

A festa foi acompanhada de muita música, tocada pelo professor e psicólogo da unidade, Osvaldo Oliveira, e da coordenadora socioeducativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Cristina Lago, que cantou em alguns momentos da cerimônia. E de maneira tradicional os formandos encerraram a cerimônia com uma chuva de quepes azuis que foram jogados para o alto.

Fotos: André Carvalho – Ascom/Smed.