Escola Municipal Filhos de Salomão recebe a nona horta escolar

26 de set de 2018 - Jornalismo

Mais uma horta escolar – a nona até o momento – foi implantada pela Prefeitura nesta quarta-feira (26), desta vez na Escola Municipal Filhos de Salomão, localizada no bairro de Campinas de Pirajá. O projeto desenvolvido pela Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis) visa ocupar, de modo sustentável, áreas que estão inutilizadas em Salvador.

Nos 12 canteiros instalados foram plantadas mudas de erva-doce, boldo, erva-cidreira, alecrim, manjericão, hortelã, alface, beterraba, pimenta, rúcula, cebolinha, coentro, tomate e milho doce. Feijão vagem, quiabo, rabanete e maxixe também passarão a fazer parte da alimentação dos alunos, que serão os responsáveis por cuidar e preservar o espaço.

“A horta foi uma ideia maravilhosa. Vou cuidar com amor e cultivar muitos alimentos saudáveis para nossa alimentação”, prometeu Lucas Almeida, aluno do 3º ano.

A professora Jaciara Santos destaca que a iniciativa incentiva aos alunos a ter uma alimentação adequada, já que, em casa, muitos pais têm dificuldade de controlar o consumo de produtos como refrigerantes e salgadinhos. “Essa horta, além de ajudar na conscientização e na criação da responsabilidade dos alunos com a questão ambiental, vai contribuir muito com a alimentação saudável, tema que há um bom tempo trabalhamos com eles”, afirma.

A agente de educação Neide Cruz contou que sempre idealizou esse projeto, devido à possibilidade de trabalhar a questão da alimentação saudável. “Foi um projeto sonhado por todos, que finalmente aconteceu. Espero que possamos colher bons frutos”, afirmou.

Para o coordenador da instituição, Flávio Barbosa, a sustentabilidade tem que fazer parte do currículo da vida das pessoas. “Essa prática e acesso direto com o meio ambiente ajuda a entender não só a importância da ecologia, mas a compreender o cuidado e comprometimento com o meio ambiente e com as pessoas”, declarou.

Texto: Secom/PMS

Fotos: Bruno Concha/Secom/PMS