Escola Municipal Ilha de Maré premia vencedores da Gincana Identidade Quilombola

01 de dez de 2017 - Jornalismo

A Escola Municipal Ilha de Maré realizou, entre 20 e 23 de novembro, a Gincana 2017 Identidade Quilombola. O evento contou com a participação de alunos das turmas do Fundamental II (6º ao 9º ano), incluindo uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA – TAP IV). O objetivo da gincana foi promover o fortalecimento da identidade quilombola através da valorização da cultura local, do reconhecimento da ancestralidade e da promoção da autoestima.

Os vencedores foram premiados no dia 28 de novembro, em cerimônia na própria escola. Os participantes das três primeiras colocadas (“Joia Negra”, “Sou Ser Humano” e “La Phenix”) receberam medalhas. Além disso, os alunos da equipe que ficou em primeiro lugar (Joia Negra) terão o direito de passar um dia num parque temático. Já os professores ou professoras que apadrinharam as três primeiras colocadas receberam uma escultura de cerâmica representando um quilombola, em alusão ao tema da gincana.

Entre as atividades realizadas, houve disputa entre rappers, apresentação de artesanatos e fotografias antigas de Ilha de Maré, torneios de dominó, dama, tangran, além de desfile da beleza do negro e negra de Ilha de Maré, concurso de samba de roda, entre outros. Segundo o professor de geografia José Teixeira Filho, responsável pelo projeto, os objetivos do trabalho foram alcançados. “Considerando que isso é processo, acho que o mais importante é a construção de uma cultura de valorização do espaço escola como um espaço prazeroso, também lúdico e integrado à comunidade”.