Escola Municipal Nova no Bairro da Paz ganha 5ª horta escolar de Salvador

05 de set de 2018 - Jornalismo

O cultivo de verduras, legumes, ervas e temperos começa a fazer parte, nesta quarta-feira (5), da rotina da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, localizada na Rua Nelson Mandela, no Alto da Bela Vista. A instituição de ensino é a quinta a receber o projeto de implantação de horta escolar em Salvador, desenvolvido pela Secretaria Municipal Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

Em 32 metros de área, os alunos plantaram mudas de alface, cebolinha, salsa, coentro, tomate, pimentão, alecrim, manjericão, hortelã dos tipos graúdo e miúdo, orégano e erva cidreira, além de rabanete, rúcula, quiabo e pimenteiras. Tudo o que for colhido vai servir para incrementar a merenda escolar da unidade de ensino. “O projeto é muito legal, pois ajuda a gente a entender mais sobre as plantas. Vai ser bom também porque todo nosso lanche agora vai ser dessa horta que a gente mesmo fez”, afirmou Alan Deivid Santos, estudante do 5º ano B.

O contato com a natureza e o cuidado com o meio ambiente e com a escola são alguns resultados esperados desse projeto que, segundo Jurema Macedo, diretora da escola, deverá agregar bastante valor nas ações pedagógicas. “Essa prática acaba sendo bastante positiva e reflete não só na escola, mas também na vida das crianças e das suas famílias”, afirmou.

Eliene Carvalho, que estava acompanhando o aluno Ueverton, do 1ºano B, contou que já tem essa prática de fazer plantios em casa e sempre estimulou o filho. “Acho esse projeto muito importante porque, além de ser fonte de uma alimentação mais saudável, meu filho vai aprender a cuidar mais não só da natureza, mas também da casa, da escola e das suas coisas”, declarou.

O secretário da Secis, André Fraga, afirmou que, como parte do planejamento estratégico da Prefeitura, mais cinco hortas escolares estão previstas para serem implantadas até o fim deste ano. “É uma possibilidade de dialogar com os estudantes do ponto de vista metodológico e, ao mesmo tempo, sair do caderno, permitindo aos professores fazer essa conexão do que eles estão ensinando em sala de aula e o que pode ser praticado no dia a dia de uma horta”, garantiu.

A iniciativa também contou com a parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que fez a limpeza da área. A horta será mantida pelos professores, pais e alunos da instituição de ensino. O grupo contará com a assistência técnica da Secis para realizar as atividades de rega, capinação e controle de pragas, entre outros procedimentos.

Guia – A comunidade acadêmica conta também com um importante instrumento para auxiliar no cuidado com a horta: o Guia Para a Implantação de Hortas Urbanas e Escolares. Lançado no mês passado, o manual reúne orientações técnicas e dicas para planejar, manter e ser bem-sucedido na criação desses espaços. O livro ainda ensina como cultivar 46 vegetais, entre hortaliças e frutas, e aponta a época ideal para plantar cada um deles em Salvador. O material pode ser baixado gratuitamente através do site http://ssamataatlantica.com/.