Escola Municipal Novo Horizonte comemora Halloween com desfile de fantasias, doces e travessuras

01 de nov de 2018 - Jornalismo

Zumbis, vampiros, bruxas, fadas, piratas, pierrôs, caveiras e personagens do universo infantil se misturaram no evento em comemoração ao Halloween realizado nesta quarta-feira (31) na Escola Municipal Novo Horizonte, localizada no Cabula. A atividade foi a culminância dos trabalhos realizados nas aulas de inglês, ministradas pela professora Maria Cláudia Carvalho, com o objetivo de promover a integração entre as culturas brasileira e americana.

Segundo a gestora, Cristiane Andrade – que entrou no clima da festa e se fantasiou de bruxa – a ação incentiva nas crianças a busca pelo conhecimento, valorizando as manifestações culturais. “Essa é a nossa oitava edição em comemoração ao halloween e essas crianças ficam eufóricas para se fantasiar e curtir esse momento. Esse evento é um resumo do que foi trabalhado em equipe, em sala de aula, trazendo para os pequenos o conhecimento sobre a origem desta festa e, ao mesmo tempo, aguçando o interesse delas pela matéria”, destaca.

Os alunos do quarto e do quinto ano, além dos que fazem parte do Mais Educação participaram do projeto durante todo o mês de outubro com pesquisas e preparação de objetos que iriam caracterizar a festa, elaborando decoração temática para toda a escola. Em cada sala de aula foram trabalhados personagens e histórias sobre o Halloween e foi justamente aí que os alunos receberam informações sobre símbolos e curiosidades da festa.

A aula de inglês diferenciada foi aprovada pelas alunas Deisiane Santos de 11 anos e Leomara Ferreira de 10, ambas alunas do quinto ano da escola e que acharam as atividades divertidas, afirmando, inclusive que deveriam ser feitas mais vezes na escola. “Esta é uma forma de se aprender mais, pois a gente tem mais inspiração para participar das aulas, que são interativas, uma forma que nos agrada”, comenta Leomara.

“Há oito anos nós trabalhamos essa temática na escola e os alunos se empenham nas atividades, eles ficam animados com as descobertas e a cada ano temos várias surpresas. Esse ano tivemos um pouco de dificuldade, mas no final deu tudo certo e a nossa expectativa foi alcançada”, disse Ana Cristina do Lago Oliveira, coordenadora pedagógica do diurno e vice-diretora da EJA.

No começo do evento as crianças assistiram uma apresentação da peça “A Bela e a Fera” encenada pelos professores da unidade e a música tema da peça foi cantada pelo coral dos alunos do quarto ano, regido pelo professor de música Marcos Figueiredo. Em seguida os alunos do Mais Educação deram um show de dança com a coreografia da música “Thriller” de Michael Jackson, ensaiada pelos professores de dança Anatália Sales e Daniel Santos.

O momento mais esperado pelos pequenos foi o desfile a fantasia, que teve monstros, personagens infantis e lendas urbanas. As melhores (e mais assustadoras) fantasias temáticas dos alunos foram escolhidas e os ganhadores de cada grupo foram premiados com um saco cheio de doces.