Escola Municipal Novo Horizonte é inaugurada pela Prefeitura

24 de out de 2017 - Jornalismo

“Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si / É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti…”. Foi assim, através dos versos da canção “Trem Bala”, da cantora e compositora Ana Vilela, que os alunos da Escola Municipal Novo Horizonte, na Rua Albino Fernandes, demonstraram a satisfação em ver a escola novinha, após intervenção feita pela Prefeitura. A cerimônia de entrega da unidade de ensino, realizada nesta terça-feira (24), contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, além de demais gestores municipais, lideranças comunitárias e comunidade escolar.

O prefeito ressaltou, mais uma vez, a meta da administração municipal em inaugurar uma unidade escolar por semana até o fim deste ano. Ele lembrou que, em 2013, Salvador ocupava uma das piores posições no Índice Nacional da Educação Básica (Ideb) entre as capitais do país. “As unidades estavam com as estruturas comprometidas, não ofereciam qualquer segurança aos alunos. Era necessário fazer algo para que a comunidade fosse motivada a fazer, com qualidade, educação escolar.”

Bruno Barral destacou a atuação da diretora Cristiane Vieira à frente da Escola Municipal Novo Horizonte e da equipe técnica da Smed. Ressaltou ainda a importância do trabalho da Prefeitura na recuperação da estrutura da rede escolar de Salvador. “Essa política que prioriza efetivamente a Educação só tem trazido benefícios para nossa cidade, para nossos alunos e seus pais e responsáveis”, afirmou.

Durante seu discurso, a diretora da unidade lembrou que a escola estava em uma situação deplorável antes da demolição do antigo imóvel. “Hoje temos uma estrutura de qualidade e digna para atender com excelência à comunidade. Agradecemos a todos pela sensibilidade em atender nosso pleito”, observou Cristiane Vieira.

Transformação – Construída em uma área de cerca de 2 mil m², a unidade de ensino foi completamente reconstruída após ser demolida pela Prefeitura, em julho do ano passado, devido a problemas com a antiga estrutura em pré-moldado. Com investimento de R$2,6 milhões, a nova escola de Novo Horizonte conta com 13 salas de aula, sala de reunião, sala de professores, secretaria, diretoria, seis sanitários destinados a alunos e funcionários, adaptados às pessoas com deficiência, pátios coberto e descoberto, lavanderia, cozinha, despensa, jardim e área de serviço. Atualmente, a unidade atende a 567 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desde 2013, a Prefeitura iniciou um processo de requalificação da rede de ensino nunca antes vista na história de Salvador. No total, já foram entregues reformadas 164 escolas, sendo 20 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs). Outras 25 foram reconstruídas (cinco CMEIs e 20 escolas) e 27 erguidas do zero (21 CMEIs e seis escolas).

Texto: Secom

Fotos: Secom/Valter Pontes