Escola Municipal Parque São Cristóvão representa a Bahia em prêmio nacional de gestão escolar

23 de ago de 2007 - dev

Há quatro anos desenvolvendo uma gestão participativa entre escola e comunidade, a diretora da Escola Municipal do Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha, Jacilene Santos da Silva, foi a primeira classificada para representar a Bahia no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, tendo como ano-base 2006. O prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho escolar, avaliando o aprendizado dos alunos e reconhecendo exemplos de gestões eficazes. O prêmio é uma promoção do Conselho Nacional de Secretários se Educação (Consed); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); UNESCO e Fundação Roberto Marinho

A Escola Municipal do Parque São Cristóvão desenvolve políticas voltadas para a integração com a comunidade. Além do quadro de funcionários, ela recebe o apoio de pais de alunos. Eles atuam desde o planejamento educacional até nas tarefas operacionais, demonstrando a preocupação em disponibilizar a seus filhos uma escola de qualidade.

Dentre os projetos desenvolvidos pela escola está a inserção de alunos com deficiência auditiva, promovendo cursos de informática, educação artística e teatro com metodologias específicas. As mães frequentam curso de libras ministrado por uma mãe que já passou pelo treinamento e os funcionários também são capacitados na linguagem de sinais. Uma parceria com o SESI ajuda a inserir as mães no mercado de trabalho, através da promoção de cursos profissionalizantes de pintura em tecido, tranças e penteados afros e tapeçaria.

A gestão escolar promove palestras com o Ministério Público para conscientizar os pais do papel social deles enquanto cidadãos e sua importância para a formação educacional dos filhos. Jacilene Silva afirma que “a indicação é fruto de trabalho diário, onde eu caminho pela comunidade, pois sou moradora do bairro, e quero sair de minha casa e olhar as pessoas de frente, não quero que eles digam que sou relapsa, que a escola não funciona. Isso é o resultado de um trabalho que aos poucos está sendo consolidado, e que ainda há muito a se caminhar”, comemorou.

A premiação nacional está prevista para novembro, em data a ser definida, quando ocorrerá a escolha da Escola Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil. A escola agraciada receberá a Menção Honrosa em Gestão Escolar, e uma quantia de R$ 10.000,00, oferecida pela Fundação Roberto Marinho.