Escola Municipal São Francisco Xavier comemora Dia da Família

24 de abr de 2018 - Jornalismo

A Escola Municipal São Francisco Xavier, localizada nas Granjas Rurais Presidente Vargas, comemorou nesta terça-feira (24) o Dia da Família na Escola. Instituída pelo Ministério da Educação, a data serve como uma oportunidade para a reflexão sobre a relação entre as duas instituições (família e escola) e sobre como congregar esforços para uma educação de qualidade.

A professora de Educação Física, Viviane Caribé, propôs uma série de brincadeiras entre as crianças e seus responsáveis, estimulando o senso de colaboração e respeito mútuo. Como ‘produto final’ do encontro, cada família depositou na “Árvore dos Valores” uma folha que simbolizasse o desejo da família. Amor, solidariedade, dedicação e companheirismo foram alguns exemplos desse registro.

Na opinião da diretora, Elinalva Matos, a ocasião tem importância especial. “Escola e família são duas instituições interconectadas. Quando se distanciam, é como se um elo fosse quebrado. O Dia da Família serve para manter essa conexão sempre presente”, disse, lembrando que no planejamento anual da unidade escolar há ações que preveem a presença da família na escola ao longo de todo o ano letivo.

Já para Celma Rosa, coordenadora da Gerência Regional da Educação (GRE) Cajazeiras, “comemorar o Dia da Família em vez dos tradicionais ‘Dia das Mães’ ou ‘Dia dos Pais’ é uma forma de respeitar as diversas configurações familiares que abraçam os nossos sujeitos da Educação”.