Escola Municipal São João Batista promove a paz na comunidade

31 de out de 2005 - dev

Com cartazes, faixas, flores brancas e vermelhas, desenhos de corações e pombas, os 240 alunos, entre seis e catorze anos, da Escola Municipal São João Batista, localizada na avenida Vasco da Gama, realizaram, no último dia 27, uma caminhada para dizer sim a paz e não a violência. É o quinto ano que a unidade escolar realiza este evento, no sentido de fortalecer valores como a solidariedade, respeito, união, partilha, esperança e fé.

A caminhada intitulada ´´Com amor construiremos a paz´´
saiu ás 9 horas da escola São João Batista, passando na rua 11 de agosto, onde foram distribuídas flores aos moradores do bairro e chegando ao largo da Garibaldi. Neste último trecho, os alunos e alunas se concentraram no local, tocaram pandeiros, timbaus, cantaram músicas e palavras de ordem.O projeto também compreendeu trabalhos, oficinas pedagógicas e atividades em salas de aula abrangendo o tema.

O trabalho pedagógico organizado por dezoito funcionários entre eles professores, diretores, e auxiliares da educação, reconhecem que a paz é fundamental para a vida no ambiente escolar e familiar. ´´Todos os alunos sabem que a paz faz parte de cada um de nós e atinge várias esferas´´ afirma a diretora da unidade, Josecélia Maria Bahia.

O vice-diretor, Luís Carlos, acredita que o papel do educador seja cultivar e praticar ações que ajudem os alunos a construir a paz, ultrapassando os limites da escola. “O evento serve de instrumento para que os alunos aprendam e proponham o gostariam que acontecesse na comunidade em que estão inseridos´´ frisou o vice-diretor.

O aluno Augusto Cunha, 4ª série, 11 anos, mostrou o que aprendeu durante a caminhada: “Aprendi que a violência mata muito a gente e que devemos respeitar nossa comunidade para construirmos a paz´´.