Escola Municipal Tiradentes desenvolve atividade diferente no recreio

05 de out de 2007 - dev

Antonio Luiz Diniz

Os alunos da Escola Tiradentes, no Caminho de Areia, em Itapagipe, estão vivendo uma experiência diferente durante o horário do recreio. É que o professor Ricardo Mascarenhas, que ensina educação física, resolveu aproveitar os intervalos para desenvolver uma série de atividades recreativas e esportivas, que, além de humanizar, diminuiu os acidentes e o nível de violência, além de servir também como ferramenta de inclusão social, porque os alunos portadores de deficiência física também participam ativamente.

Ricardo observa que o projeto foi iniciado há quatro anos e os resultados são excelentes, principalmente porque os alunos não são obrigados a participar das atividades. Apesar disso, a procura é grande e todos querem se envolver nas atividades oferecidas. A própria direção da escola já fez uma pesquisa e o projeto teve uma aceitação espetacular. Todos apontam o projeto como responsável pela diminuição dos acidentes e da violência durante o recreio.

O professor Acúrsio Esteves, da coordenação do programa Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), visitou na semana passada a escola para conhecer o projeto e ficou encantando, principalmente porque ele contribui para melhorar a disciplina, a capacidade física e cognitiva e afetiva de forma prazerosa de todos as crianças. Acúrsio que é professor da Unirb, levou com ele os alunos da disciplina Fundamentos da Ludicidade, do curso de Educação Física, para acompanhar as atividades. Agora pretende levar a experiência para todas as escolas da rede municipal de ensino. “Já conversei com a coordenadora Ivone Portela e, através do Programa de Educação Esportiva da SMEC, vamos tentar difundir este trabalho desenvolvido por Ricardo, porque as atividades lúdicas podem ajudar bastante o nosso trabalho”.