Escola na Caixa D´Agua realiza ações cidadãs

28 de nov de 2006 - dev

Integrar e prestar serviços de utilidade pública à comunidade e ao mesmo tempo dar uma aula de cidadania aos estudantes da rede municipal de ensino. Este foi o objetivo do Projeto Ação Solidária (PAS) realizado, no dia 25 de novembro, pela Escola Municipal Josafá Carlos Borges, localizada na Caixa D´água.

A escola, em parceria com a Ufba, Secretaria Municipal de Saúde, Sesp, Centro de Especialização da Mulher (Ceprom), Coelba, Escola de Culinária Dona Benta, e Secretaria de Segurança Pública (SSP), atendeu cerca de 500 pessoas de Caixa D´Água e bairros adjacentes. Foram oferecidos serviços na área de saúde (vacinação, medição da pressão e da glicose, orientação de escovação, aplicação de flúor, distribuição de preservativos, palestras sobre: DSTs, planejamento familiar, hipertensão e diabetes). Houve também orientação jurídica, corte de cabelo, oficinas de culinária, artesanato. Para as crianças são oferecidas seções de vídeos infantis, recreação, concursos de frases oficinas de pintura e desenhos. Já as mães podem vender seus artesanatos na Feira das Mães.

Segundo a diretora da Unidade Escolar, Bárbara Cristina de Oliveira, a organização do evento, que está na terceira edição, é iniciada a partir de maio. Além da ação, os 268 alunos da escola participam de atividades pedagógicas que incentivam a prática solidária. “Há uma vontade entre os funcionários, professores e alunos de que a escola se torne significativa para a comunidade local”, afirma. A diretora explica que os estudantes organizam uma gincana para arrecadar roupas, alimentos, sapatos e materiais de limpeza, que são doados para a Asgap, associação responsável pelo acolhimento de pessoas de cidades do interior que fazem tratamentos de câncer em Salvador.

Uma outra ação da escola será realizada entre os dias 22 a 31 de janeiro, quando a Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde estará no local realizando atendimentos ginecológicos e pediátricos a toda comunidade.

Para manter a comunidade informada sobre todas as realizações da escola, a unidade confecciona o Jornal Almanaque da Comunidade, que tem periodicidade bimestral e distribui 500 exemplares. No jornal, o leitor também pode se divertir com as seções de humor e poesias.