Escola na Ribeira passa por requalificação

26 de nov de 2008 - dev

Os alunos da Escola Municipal Simões Filho, localizada na Rua Engenheiro Fernando Baggi, na Ribeira, participaram hoje (dia 26) da solenidade de reinauguração da unidade escolar, que contou com a presença de autoridades da Prefeitura do Salvador e da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), professores e pais de alunos.

Há 13 anos sem reforma e com sua estrutura desgastada pelo tempo, a escola foi entregue à comunidade completamente reformada, com pintura geral, revisão da rede elétrica e hidráulica, do esgoto, limpeza e conservação do telhado, colocação de forro de PVC nas salas, piso e revestimento cerâmico, reforma dos banheiros e da cozinha, além da reparação do muro externo.

Na solenidade, os alunos cantaram o Hino Nacional, fizeram uma apresentação musical e, em seguida, foi descerrada a placa inaugural. Após o pronunciamento das autoridades, de uma mãe de aluno e da diretora Elizangela Matos, foi realizada uma visita às dependências da unidade escolar.

Meta de final de ano

Com esta reinauguração, a Prefeitura do Salvador, através da SMEC, já reformou, este ano, 68 unidades escolares, mas a meta, até o final do ano, é requalificar um total de 80 escolas. A diretora da Escola Municipal Simões Filho, Elizangela Matos, afirmou que os alunos ficaram surpresos com o visual novo da escola, que funciona há 48 anos no local.

“Os alunos estão contentes com a área nova que ganharam para brincar, pois não havia quadra aqui antes”. Ela ressaltou que a equipe de 16 professores vem desenvolvendo um trabalho no sentido de garantir uma educação de qualidade para as crianças.

Neusa de Jesus Santos, 31 anos, mãe do aluno Tiago Jesus de Araújo, de 8 anos, que cursa a 3ª série do ensino fundamental, não cabia em si de alegria. “Com a reforma, a escola ficou mais arejada, limpinha, agradável, e faz com que meu filho se sinta mais motivado para estudar”. Para ela, a reforma física “só faz beneficiar mais ainda o aprendizado, e isso é muito bom”.

Para a professora de inglês Charlene Elisa Cerqueira, a reforma vai refletir no aprendizado. “Os alunos precisam de espaço para o lazer, já que passa muito tempo na escola. É uma motivação a mais para os professores trabalharem em prol da educação”.

A unidade escolar atende a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, SEJA I (Segmento de Educação para Jovens e Adultos) e Telecurso, nos três turnos.