Escola no Subúrbio dobra número de vagas após reconstrução

11 de out de 2016 - Jornalismo

A Escola Municipal Francisca de Sande, em Alto de Coutos, foi reinaugurada nesta terça-feira (11) pelo prefeito ACM Neto e pela secretária municipal da Educação, Joelice Braga, celebrando a Semana da Criança. Participaram da solenidade também a diretora Letícia Macêdo, vereadores, lideranças, além de pais, professores e alunos. Como a unidade foi completamente reconstruída – funcionava em estrutura pré-moldada, já bastante degradada –, foi possível dobrar o número de vagas, passando de 400 para 850 no próximo ano.

Durante a requalificação, os alunos estudaram em salas de aulas montadas em contêineres climatizados, já que não foi encontrado nenhum imóvel compatível com a demanda de uma unidade de ensino. Agora, a nova unidade conta 12 salas de aula, quadra, sala de Atendimento Educação Especializado (AEE), sala de leitura, sala multiuso, lavanderia, área de lazer coberta, sanitários para pessoas com deficiência, além de rampas de acesso. O investimento total foi de mais de R$ 4,2 milhões.

O prefeito lembrou a situação anterior da escola, com graves problemas estruturais. “Essa escola não oferecia qualquer segurança ou conforto aos alunos e professores. Situações como essa aconteciam em toda a cidade. Vamos continuar garantindo os recursos que a Educação precisa e, por esse motivo, passamos de 22% para quase 28% do orçamento aplicados nessa área. Já são mais de 190 escolas reformadas ou recuperadas e somos a capital que mais avançou no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, comemorou.

Neto também destacou que a primeira agenda administrativa de rua desde as eleições foi destinada exatamente ao Subúrbio, região onde começou suas visitas aos bairros ainda em 2013, no início da gestão. “Sei da minha responsabilidade com Salvador e sei da expectativa com nosso trabalho. Foi aqui que comecei minha maratona de trabalho e é para aqui que retorno logo após o período de campanha. Continuamos com a mesma rotina e disposição, trabalhando ainda mais por Salvador”, acrescentou.

A secretária Joelice Braga destacou que a nova escola, além de ser um grande presente à cidade na Semana das Crianças, está à altura do que merece a comunidade de Alto de Coutos. “O maior patrimônio de uma comunidade é a Educação de seu povo. Estamos trabalhando para entregar o que a comunidade precisa e merece, e esse belíssimo equipamento é a certeza de que a Educação tem de ser algo primordial na vida de qualquer cidadão”, considerou a secretária.

2016-10-11_prefeito-acm-neto_inaugurao-escola-francisca-de-sande_alto-de-coutos_foto-max-haack_agecom-10