Escola Primeiro de Maio é premiada pela SMEC

27 de dez de 2006 - dev

A comunidade escolar da Escola Municipal Primeiro de Maio recebeu, no dia 26 de dezembro, do secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, medalhas como premiação pelo bom desempenho de aprendizagem reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), através do estudo Aprova Brasil, o Direito de Aprender, divulgado no dia 19 de dezembro pelo MEC e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A pesquisa foi realizada por três meses nas escolas públicas do país, tendo como objetivo avaliar os alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, que aprendem mesmo em condições desfavoráveis. No total, foram selecionadas 33 unidades de ensino de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, que também alcançaram boas notas em leitura e matemática no exame Prova Brasil, realizado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo a diretora da instituição de ensino, Simone Barbosa de Jesus, o sucesso da escola faz parte de um trabalho em equipe, formada pela comunidade escolar (alunos, professores, pais e funcionários). Além da interação da equipe, a diretora explica que o projeto pedagógico é baseado na realidade dos alunos e no seu cotidiano. “O mais importante disto é a presença da família na escola. Os pais e responsáveis são convocados para conhecerem o nosso projeto pedagógico. Fazemos questão desta presença, porque levanta a auto-estima dos alunos os incentivando a estudar”, afirma.

A Escola Primeiro de Maio não é apenas reconhecida pelos alunos e o MEC, a valorização começa dos professores, que acreditam no trabalho desenvolvido na unidade. A professora Lindalva Costa dos Santos é um exemplo disto, o seu filho, hoje com 13 anos, estuda na escola desde os 4 anos de idade, quando iniciou a Educação Infantil. “Meu filho hoje está no Ensino Médio graças ao ensino da Primeiro de Maio, que o preparou para a longa jornada do aprendizado. É por confiar e acreditar no que fazemos que matriculei o meu filho na escola”, conta.

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, é importante premiar as escolas que se destacam na rede municipal, dando visibilidade aos seus resultados e experiências.