Escola recebe projeto de prevenção à Doença de Chagas

22 de ago de 2013 - dev

Com o objetivo de orientar a comunidade escolar sobre os riscos da existência de barbeiros no ambiente escolar, domiciliar e em todo o bairro, a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, que fica no Bairro da Paz, vai receber até o dia 29 de agosto o Projeto Chagas nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Controle de Zoonoses.

A programação conta com encontros com os pais, professores e funcionários. “Os barbeiros começaram a aparecer após o desmatamento em toda região da Avenida Paralela, por isso a população precisa de intervenções e informações sobre a Doença de Chagas”, explica a coordenadora do projeto, Eliaci Costa.

“A ação é muito importante, pois a informação permite o conhecimento sobre as causas e consequências, contribuindo para que todos os envolvidos fiquem atentos quanto à presença do barbeiro evitando a proliferação da doença na comunidade”, ressalta a vice-diretora Graça Rocha.

Doença de Chagas – Ao picar o homem, o barbeiro elimina fezes com o micro-organismo. No momento em que a pessoa coça o local, as fezes entram em contato com a corrente sanguínea, provocando a transmissão da doença. Outras forma de transmissão é por meio da ingestão de alimentos contaminados pelo inseto e pelas transfusões de sangue.

Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns dos sintomas que podem aparecer. Os sintomas podem variar durante o curso da infecção. À medida que a doença progride, durante até cinquenta anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como insuficiência cardíaca e desordens do sistema digestivo. Se não tratada, a doença crônica pode ser fatal.