Escola trabalha com jogos para reforçar educação especial

30 de out de 2013 - dev

A Sala de Recursos Multifuncionais, espaço onde é realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Casa da Amizade, em Ondina, vem realizando um trabalho pedagógico com jogos educativos visando favorecer a aprendizagem dos alunos do AEE. São eles, alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Entendendo que o trabalho com jogos pode ser um excelente instrumento pedagógico para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiência, a professora do AEE, Doralice Gomes Almeida, com o apoio das bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-UFBA), realizou Oficinas para a construção de jogos pedagógicos que atendam as necessidades específicas dos alunos a partir do Plano Individual de Atendimento.

“O jogo com sua função lúdica e instigante propicia o aprendizado de maneira prazerosa, estimulando a criatividade, a função cognitiva e o raciocínio lógico. Dessa forma, o envolvimento do aluno se dá de uma maneira mais livre, o que favorece a sua autonomia”, explica a professora Doralice.

O PIBID-UFBA Educação Especial é um subprojeto interdisciplinar que visa à inserção dos estudantes das diversas licenciaturas nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) das escolas regulares da cidade de Salvador e a Escola Municipal Casa da Amizade é uma das contempladas por esse programa.