Escola usa mitos como prática educativa

07 de jun de 2007 - dev

Luiza Torres

“Caminho de Alegria”. Este é o significado do Projeto Irê Ayó realizado pela Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, localizada em São Gonçalo do Retiro, que funciona no terreiro Ilê Axé Opó Afonjá. A unidade que atende 350 alunos do CEB I a 4ª série, trabalha o projeto durante o ano. Através do Irê Ayó, as crianças aprendem sobre características da cultura negra, como por exemplo, os mitos, principal objetivo do programa.

Para apresentar as tarefas produzidas pelos estudantes, a instituição de ensino proporcionou no dia 06 de junho (quarta-feira), a culminância do projeto. No primeiro bimestre foi estudado o mito “A transformação da Conquen”. A coordenadora pedagógica Alexssandra Oliveira explica que o mito de Conquen conta a história da galinha d´Angola que não se envolvia com os outros animais e passava o dia todinho a reclamar. Um dia ela decidiu transformar aquela situação. A conquen lembrou do oluow, pessoa que vivia dando conselhos a todos que o procuravam. Imediatamente, ele a aconselhou a mudar seus hábitos e suas atitudes, tratando bem as pessoas. Então, a galinha passou a usar as palavrinhas mágicas: obrigado, com licença, bom dia, boa tarde, entre outras. A partir daí, conquen se transformou.

Através deste mito, explica a coordenadora, os alunos aprendem a respeitar as pessoas e seus valores; a ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões; fazer-se compreender e procurar compreender os outros para o diálogo; ter segurança na defesa de argumentos próprios e flexibilidade para modificá-los, quando for o caso.

De acordo com a presidente da Comissão da Lei 10639, Darci Xavier, que assistiu a apresentação dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, os mitos de matriz cultural africana favorecem a construção da identidade da criança afrodescendente, permitindo-lhe a condição de ser, pertencer e participar de seu grupo.

Durante a culminância foram apresentados: poesias, histórias, contos, teatro, coral, leitura do mito, cantiga de roda, manifesto e dança.