Escolab Boca do Rio recebe kits e aprimora ensinamentos de robótica a 365 alunos

05 de out de 2018 - Jornalismo

Novas ferramentas tecnológicas vão incrementar as aulas de experimentação científica na Escola Laboratório Escolab, situada na Boca do Rio. Dez kits “Mini Maker Lab” foram entregues à Secretaria Municipal de Educação (Smed) pela Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Senai Cimatec, no auditório da instituição, nesta quinta-feira (04). Participaram do ato os secretários de Educação, Bruno Barral, de Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga, o diretor da Escolab Boca do Rio, Miguel Dourado, a diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga, corpo docente da escola e os alunos dos turnos matutino e vespertino. Atualmente, a Escolab atende 365 crianças e adolescentes.

A estudante Flávia Lopes, aluna no 4º ano do Colégio Municipal Agnelo de Brito, passa as tardes na Escolab Boca do Rio. Durante os ensinamentos de experimentação científica, ela tem aprendido a utilizar a impressora 3D. “São tantas coisas boas que fazemos aqui. Um monte de curiosidade. Nunca pensei que uma impressora pudesse criar objetos, achava que só colocava tinta no papel”, comentou a menina enquanto exibia as peças confeccionadas, a exemplo de letreiros e pequenos brinquedos.

Entre os curiosos, o secretário de Educação, Bruno Barral, se impressionou com a qualidade das criações das crianças e jovens. “É incrível ver tudo que é feito aqui pelos nossos alunos. Aprendem a confeccionar peças e criar sistemas que muitos adultos não fariam. A Escolab é uma referência na rede em termo de inovação. Me emociona ver que aqui eles fazem, conduzem, criam e têm um sentimento de pertencimento com a escola. Esse é o nosso trabalho, o de oferecer uma escola pública que não deixe a desejar em quantidade de vagas e também em qualidade de ensino”, pontuou.

Para o secretário de Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, as ferramentas do “Mini Maker Lab”, que são o Box – Caixa de Circuito; Craf – Bloco de monitor; e Cold Table – Tabuleiro com peças, vão servir como um micro laboratório onde os alunos poderão aprender e desenvolver atividades do sistema microeletrônico básico, além de estimular o raciocínio lógico e despertar as competências. “Nosso desafio é ensinar a lógica de programação nas escolas”, destacou Fraga. O projeto foi um dos contemplados na área de educação através da chamada Cidade Inteligente, do Edital de Inovação para a Indústria, da Secis.

Animado com as novas aquisições, o diretor da Escolab, Miguel Dourado, comentou sobre a importância de estimular os estudantes. “O Mini Maker Lab vem para agregar o eixo de experimentação científica da nossa escolab. É a produção e socialização de conhecimento. Vamos buscar a resolução de problemas práticos a partir do uso da tecnologia”, explica, destacando que a ferramenta será usada por alunos a partir de 8 anos de idade.

Outras Escolabs – Além da Escolab da Boca do Rio, Salvador conta com unidades do tipo no Subúrbio (uma em Coutos e outra dentro do Subúrbio 360, que tem parceria com o Google e a SmartLab). Esta última estrutura conta com duas quadras poliesportivas, um teatro com 400 lugares (que também se transforma em auditório) e uma cozinha industrial para cursos profissionalizantes (voltada para as mães dos alunos), refeitório, elevador e rampas de acessibilidade, casa de lixo e de gás, estacionamento e estruturas administrativa.