Escolas beneficiadas pelo AMME recebem treinamento

25 de abr de 2007 - dev

Lis Grassi

Foi realizado nesta terça-feira, 24, na Secretaria Municipal Educação e Cultura (SMEC) um treinamento com os conselheiros de 81 escolas beneficiadas pelo Programa de Autonomia para Manutenção e Melhoria Escolar (AMME). O programa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da gestão administrativa financeira das escolas públicas municipais. Dessa forma a autonomia se faz presente dentro das instituições de ensino de acordo com o artigo 15 da Lei Federal nº 9394/96.

O processo acontece da seguinte forma: a escola recebe o dinheiro na conta do conselho. Este, por sua vez, delibera, executa e presta contas desta fonte. Para que os recursos sejam otimizados foi ensinado no treinamento como preencher as planilhas, como discutir na escola o que deve ser feito e ainda como exercer a autonomia associada com a gestão democrática do estabelecimento.

Segundo a subcoordenadora da Coordenação de Apoio a Gestão Escolar (CAGE), Kiusa Rogaciano, a secretaria aprovou o AMME para que a escola possa resolver em tempo hábil as suas necessidades. “Muitas vezes a instituição espera esse dinheiro de outro lugar e fica com pendências. Com o AMME tudo fica prático.”, afirma.