Escolas com baixo desempenho no Ideb participam de seminário

28 de set de 2012 - dev

Dentro das ações estratégicas para transformar a realidade das 13 escolas que tiveram bairxo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a Associação Mente Viva, realizou o primeiro Protótipo Educacional -Seminário para Implementação de Programa da Cultura da Paz em Salvador, nesta sexta-feira (28), no auditório do órgão.

Professores e gestores das 13 unidades de ensino participaram do evento que proporcionou uma reflexão sobre o momento atual no que diz respeito à tecnologia, desenvolvimento e relacionamento humano, com a participação da médica gaúcha Mariela de Oliveira Silveira, fundadora da Ong Mente Viva. Após o seminário, os educadores receberam subsídios para utilizar as técnicas em sua escola. Além disso, o encontro trouxe atividades práticas e interativas, mostrando como é possível a construção de uma educação baseada na cultura da paz.

“Nossa escola está sendo amparada e acolhida pela Secult. Já estamos realizando diversas ações, como concurso de redação, gincana de conhecimento e palco da leitura e esse apoio é fundamental para conseguirmos melhorar a qualidade do ensino”, conta Rosário Veloso, vice-diretora da Escola Municipal Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima, no Alto das Pombas.

O evento é uma das atividades do Projeto “Caleidoscópio: múltiplos olhares, um só compromisso”, que propõe uma mudança no modo de olhar a situação em que esse grupo de escolas se encontra, possibilitando a transformação dessa realidade de forma sistêmica e consolidada. Com duração prevista de 17 meses, o projeto já realizou um diagnóstico individual nas escolas e inclui ações de curto, médio e longo prazo em diversas áreas, como a pedagógica e a de reestruturação.

O seminário também faz parte da proposta do Projeto Educação Em Primeiro lugar, da Secult, que tem como propósito principal colocar de fato a educação em primeiro lugar por meio de diversas ações que possibilitem a interação entre iniciativas, experiências e propostas que favoreçam a consolidação do novo modelo educacional, ideal para atender aos desafios e contextos do século XXI.