Escolas com projetos de conservação são premiadas

01 de dez de 2006 - dev

A alegria tomou conta dos alunos e professores que participaram da entrega do Prêmio Edson Mattos – Minha Escola é Tudo de Bom, realizado na tarde do dia 30 de novembro no auditório da Escola Parque, Caixa D´Água. Os estudantes realizaram apresentações de dança, teatro, coral, Hino do Congresso Africano e deram um show de entusiasmo e vibração.

O projeto Minha Escola é Tudo de Bom foi idealizado inicio deste ano pelo Prefeito Municipal, João Henrique Carneiro, que se sensibilizou com o descaso que as escolas eram tratadas pelos estudantes, funcionários e comunidade. O objetivo é premiar as escolas que obtiveram maior êxito nas ações de conservação do seu espaço físico, e, assim, estimular a cultura da preservação do patrimônio público. “ É muito triste vermos a escola sendo depredada, com paredes riscadas, cadeiras quebradas e bebedouros danificados. Temos que aprender a amar a escola, a cuidar dela, porque a escola é um patrimônio público. A escola é o nosso bem maior, porque é através dela que iremos fazer um Brasil cada vez melhor, por isso, vamos conservá-las”, ressaltou.

Segundo o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), tem se esforçado para oferecer aos estudantes da capital baiana, um ensino de qualidade em um ambiente agradável. “Queremos que a rede municipal de ensino seja um referencial tanto no ensino, quanto na conservação da estrutura física das escolas. É com este objetivo que devemos incentivar a conservação das escolas na medida em que as comunidades estão envolvidas na defesa e preservação do patrimônio, que é público. Também é uma aula de cidadania para os nossos alunos “, pontuou.

A diretora da Escola Municipal Maria Quitéria, Alda Conceição se emocionou com o recebimento do prêmio. Ela explica que mobilizou os estudantes, funcionários e professores para manterem a escola preservada. Na unidade, foram realizadas ações como criação de mini-horta, construção de canteiros, exibição do filme “Cuida Bem de Mim”, jornalzinho Maria Quitéria, entrega de cartilhas à comunidade sobre a preservação do meio ambiente e realização de palestras.

No total 10 escolas e 10 associações de bairros foram premiadas. Houve também distribuição de troféus a cada uma das 53 unidades da rede municipal de ensino que participaram da ação. As escolas vencedoras ganharam R$ 16 cada, para a aquisição de equipamentos, e as respectivas associações comunitárias receberam um computador e uma impressora.

Edson Mattos – O prêmio homenageia Édson Mattos, que foi durante 8 anos gerente do Liceu de Artes de ofício e no decorrer de sua gestão se preocupou com a educação profissional de milhares de jovens de salvador. Entusiasta do programa educacional do Liceu, Edson Mattos, entendia a educação como o instrumento da inclusão social e de avanço da cidadania. Ele faleceu no 15 de novembro deste ano, deixando um trabalho que resultou em um investimento social vultoso na educação.

Segundo a esposa do homenageado, Juciara Moreno, Mattos se preocupava muito com a educação e profissionalização dos jovens e adolescentes de Salvador. Bastante emocionada, Juciara lembrou um pouco da trajetória do marido, agradecendo ao prefeito e ao secretário municipal de Educação e Cultura pela homenagem prestada.

Confira o nome das escolas vencedoras

CRE Centro – Escola Municipal Maria Quitéria.
CRE Itapuã – Escola Juarez Góez de Souza
CRE Orla – Centro Municipal de Arte-Educação e Cultura Mario Gusmão
CRE Cajazeiras – Escola Municipal de Cajazeiras XI
CRE Subúrbio II- Escola Municipal Oito de Maio
CRE Liberdade – Escola Municipal PeroVaz Velho
CRE Subúrbio I – Escola Municipal Darcy Ribeiro
CRE Cidade Baixa – Escola Municipal Centro Social Mangueira
CRE Cabula – Escola Municipal Maria Constança
CRE Pirajá – Escola Municipal Conselheiro Luiz Rogério