Escolas comemoram o Dia do Índio

18 de abr de 2008 - dev

Desde o dia 14, várias escolas da rede municipal estão desenvolvendo atividades em comemoração ao Dia do Índio, 19 de abril. Palestras, visitas de índios, exposição e criação de espaços especiais para difundir a cultura indígena nas escolas, fazem parte da vasta programação que encerra amanhã, (18/04), com a visita de índios das tribos Patachós e Payayá para contar um pouco da história e a luta pela sobrevivência dessas tribos.

De acordo com a LEI 11645/08, que obriga o ensino da história e cultura dos povos indígenas que vivem em nosso território, a Escola CSU Major Cosme de Farias, já iniciou com os alunos um estudo da cultura indígena com a elaboração do projeto “Infância Colorida” que pretende abordar as contribuições culturais dos diferentes povos.

Nesta semana os estudantes realizarão atividades de estudo das heranças, cultura, linguagem, alimentação e aspectos do cotidiano indígena e desenvolverão trabalhos com artesanatos que vão ser expostos nos “Espaços Culturais” que serão inaugurados no próximo dia 18, o lugar é destinado para leituras, teatro, dramatizações e outras manifestações culturais, nesse mesmo dia os alunos visitarão a Escola Municipal Luiz Anselmo para conhecer os índios que visitam a escola.

A Escola Municipal Sociedade Fraternal, além de receber a visita dos índios, aproveitará também a oportunidade para realizar o Projeto Bimestral: RESGATANDO VALORES, que tem como objetivo conscientizar toda comunidade escolar, inclusive o educando da importância de ser um cidadão ético, resgatando valores perdidos numa sociedade individualista. A escola solicitou aos alunos que contribuam com 1Kg de alimento para serem doados a uma comunidade de índios carentes, desta forma os estudantes compreenderão a importância e significado do que é compromisso social.

Já o CMEI Eliezer Audíface, localizado no bairro do Luis Anselmo, recebeu a visita no dia 14 do grupo Indígena Yowá, composto por índios da Tribo Cariri, em Alagoas. O grupo, liderado pelo Cacique Yowá, inicialmente apresentou uma dança chamada toré e falou sobre a cultura indígena, seus costumes, a vida do índio hoje e finalizou com a dança do pássaro livre, através desta ação os alunos puderam vivenciar a rica experiência de conhecer um pouco da cultura indígena, e de como os índios vivem no Brasil.