Escolas municipais comemoram Semana da Água

28 de mar de 2008 - dev

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, (SMEC), está participando das comemorações pela Semana da Água. Desde o início da semana várias escolas estão desenvolvendo atividades alusivas a data. Três delas estão no Parque da Cidade até sábado, (29/03) e mais três estarão no Parque São Bartolomeu com uma vasta programação durante todo o dia.

A Semana da Água está sendo promovida pela Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) e conta com a participação da SMEC em toda a programação. No total são mais de 500 estudantes que participam de exposição fotográfica sobre a água, exibição de vídeos educativos, apresentações teatrais dentre outras atividades.

Entre tantas atrações, o que chamou mais a atenção dos estudantes foi a exposição de parte de uma colméia de abelhas em plena atividade. Puderam conhecer um dessalinizador da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB). Uma estação metereológica móvel também foi instalada para o repasse de informações sobre o monitoramento do tempo e clima.

No Parque São Bartolomeu, a partir das 09 horas de amanhã, estudantes da Escola André Rebouças, Escola Geraldo Bispo e Escola Machado de Assis estarão mostrando o que aprenderam sobre a importância da água apresentando textos e desenhos construídos por eles durante o mês de março com o tema Água e Cidadania.

As coordenadorias da Orla e Suburbio I estão à frente das comemorações. O objetivo deste trabalho é sensibilizar os estudantes para a necessidade de preservação deste bem e o seu papel como cidadão e, ainda, despertar a consciência de usá-la e preservá-la. Os textos e desenhos construídos pelos alunos serão formatados em cartilha e apresentadas no stand do Parque, em dezembro na finalização dos trabalhos letivos e vão ser utilizados como material didático para as escolas.
.
Para o encerramento do evento no Parque da Cidade, está previsto uma apresentação especial do coral da CERB, com músicas relacionadas ao tema “Água”. Mas a grande novidade para sábado será a exposição de uma cisterna aberta , que vai servir para mostrar ao público o funcionamento de um equipamento que transforma a umidade do ar em água . A Embasa, por sua vez, estará expondo uma estação de tratamento de esgoto.
As Escolas Municipais que participam do evento no Parque da Cidade são: União Santa Cruz, Sociedade Beneficente Cultural de Amaralina e José Calazans.