O hábito da leitura possibilita viajar por mundos diferentes, propicia aprendizados e experiências lúdicas e prazerosas. Pensando nos inúmeros benefícios que a literatura pode proporcionar, as escolas municipais Álvaro da Franca Rocha e Esperança de Viver estão desenvolvendo ações de incentivo à leitura, mesmo durante os períodos de suspensão das aulas presenciais. O objetivo é fortalecer o laço dos alunos com esse hábito que proporciona inúmeros conhecimentos.
De acordo com Silvia Letícia Costa Pereira, diretora da E.M. Álvaro da Franca Rocha, situada no Cabula, o projeto que a unidade desenvolve desde 2019 tem o objetivo também de envolver as famílias no processo de aprendizagem das crianças. Trata-se do Hora da Leitura. “Esse projeto integra as ações de práticas de leitura, além de disseminar esse hábito por meio das tecnologias digitais, sobretudo no contexto atualmente vivenciado com essa pandemia. Então a orientação dada às crianças e às famílias foi a de que escolhessem um livro que tivessem em casa, podendo ainda buscar livros na playlist disponibilizada no blog da escola ou, ainda, retirar um livro na própria escola para que a criança, após a escolha do livro realizasse a leitura fazendo um vídeo de no máximo 3 minutos, destacando: título, autor, personagens, o que acontecia na história, mostrar ou falar da parte que mais gostou e depois enviar esse vídeo para o whatsapp da escola”, explicou Letícia.
A gestora ressaltou a importância da família nessa ação, que tem ajudado muito no desenvolvimento e engajamento das crianças no projeto. “A participação dos familiares foi fundamental para o resultado que temos conquistado com esse projeto, conseguimos uma adesão de leitura das crianças, alguns venceram a timidez e as limitações e o uso das tecnologias digitais, mas o principal foi o envolvimento das famílias e o retorno que elas nos deram, espontaneamente, ao final da atividade”.
Participaram do projeto alunos e alunas de todas as turmas da escola, desde as crianças do primeiro ano de escolarização, até os alunos do quinto ano, além das turmas de Regularização de Fluxo (Se Liga e Acelera). “Fizemos a chamada e a divulgação nas Redes Sociais da Escola como, o Instagram e nos grupos de whatsapp. A resposta das famílias foi imediata e muito positiva. Recebemos vídeos de todas as turmas e passamos a postar diariamente, com autorização dos responsáveis pela criança”.
Antes da realização das ações do projeto Hora da Leitura, a direção escolar realizou um Sarau Digital de poesia para todas as turmas e uma atividade com desenhos para as turmas do quarto e quinto ano e do Acelera, com o tema: Salvador sua linda! E outra atividade de desenho para o primeiro, segundo e terceiro anos e também para o SE LIGA, chamado de “ Água Rela”, tudo de forma virtual.
Felizes com a iniciativa, as mães dos estudantes deram depoimentos agradecendo e parabenizando a escola pelo incentivo às crianças, que foi essencial no momento de isolamento. “Meu filho é autista e foi uma experiência muito boa, que se expressou da maneira dele. Ele ficou muito contente por ter participado e ter conseguido ler a história que ele tanto ama, obrigada pela oportunidade”, disse Cristiane, mãe do aluno Kelvin Santos Pereira.
Silvania Torres, mãe de Ayla Thauane, parabenizou a equipe da escola Álvaro pelo projeto de leitura que fizeram para as crianças. “Estava no interior onde pude ver a dificuldade dela em participar, mas encontrei uma solução entrando no site da escola onde tem a biblioteca virtual, encontrei o livro para ela ler e participar. Toda a equipe escolar está ajudando muito com essas ideias e nossos filhos, mesmo em casa, estão aprendendo”. Clique aqui e acesse as atividades do Hora da Leitura.
VIAGEM – A Escola Municipal Esperança de Viver, situada em Pirajá, deu continuidade ao projeto Viagem pela Imaginação de incentivo à leitura mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia, que inviabilizou o total engajamento dos alunos nas ações. A diretora da unidade, Fabiana Carla Silva Torres, lamentou o distanciamento em razão da Covid-19. “Estamos conseguindo, mesmo com todas as dificuldades, alcançar nossos objetivos de forma virtual. Esse projeto é muito bacana, com a leitura sendo despertada na criança, tem uma gama de desenvolvimentos incríveis em todas as disciplinas”, reiterou.
A idealizadora do projeto, professora do primeiro ano, Alexandra Cristina Lange explica que a iniciativa estimula as crianças a contarem o que entenderam da leitura. “O objetivo deste trabalho é dar oportunidade para que o aluno tenha acesso a várias histórias, que aprendam a trabalhar em grupo respeitando as diferenças, que tomem gosto pela leitura e escrita, que sejam criativos, críticos, autônomos e que exista o momento família, pois assim visualizam o crescimento da aprendizagem mais de perto”.
A professora recorda que em 2019, quando o distanciamento não era uma regra, os encontros eram diários para fazerem a contação de história. “A proposta continua sendo a mesma ofertar um deleite pela imaginação, oferecendo aos alunos histórias diversas, conhecimento de vários autores, permitindo que conheçam também nomes dos escritores, ilustradores, editora, título, podendo também encontrar no livro um pouco da história dos mesmos”.
Ela ressaltou a importância dessa ação. “A cada dia foi observado o progresso, a qualidade da escuta e finalizamos o deleite com uma conversa informal, explorando personagens, locais, constatando se o aluno gostou ou não e qual a mensagem da história. Com o passar do tempo a ficha de leitura é ampliada com espaço para escrita e o aluno poderá contar um pouco da história lida, escrevendo “do seu jeito”. No final de 2019, quando demos início ao projeto 90% da turma, já lia e escrevia pequenas histórias e tornaram-se críticos, produtivos, independentes, desenvolvendo o gosto pela leitura”. Clique aqui e acesse as atividades do Viagem pela Imaginação.