Escolas municipais elegem representantes dos conselhos escolares

21 de set de 2016 - Jornalismo

Duzentos e trinta e três escolas da rede municipal de ensino vão eleger nesta quarta-feira (21) os representantes dos Conselhos Escolares para o mandato de três anos. A eleição será apoiada pela Diretoria Pedagógica (Gerência de Gestão Escolar/Coordenadoria de Políticas e Diretrizes) e Gerências Regionais da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Cada unidade de ensino contará com o apoio de uma Comissão Eleitoral constituída e treinada para assumir e organizar as ações de divulgação, formação e representação da comunidade escolar (diretores, vice-diretores, professores, servidores, funcionários, pais, responsáveis e alunos), fomentando a participação de todos no processo eleitoral e, consequentemente, na vida da escola.

O Conselho Escolar é um instrumento de gestão democrática e participativa no ensino público municipal de Salvador, que exerce funções de natureza consultiva, deliberativa, mobilizadora e fiscalizadora das questões administrativas, financeiras e, principalmente, pedagógicas, resguardando os princípios constitucionais, conforme preconiza a LDB 9394/96, Lei Orgânica deste Município, Estatuto do Magistério (Lei Complementar nº 036/2004) e Lei 6.630/2005.