Escolas municipais elegem seus novos diretores

11 de dez de 2006 - dev

Será realizado no dia 12 de dezembro, das 8 às 20h30, o processo eleitoral para diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal. A eleição direta foi instituída em 1986, através da Lei 3682/86. Este marco legal estabelece que os novos gestores são escolhidos pela comunidade escolar, por meio do voto secreto. O processo eleitoral ocorrerá nas unidades de ensino.

O colégio eleitoral será formado pelos alunos (maiores de 12 anos), os seus pais ou responsáveis, professores e coordenadores e pelos funcionários da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), lotados nos seus respectivos estabelecimentos de ensino. Os novos diretores e vice-diretores serão conhecidos 20 dias depois do pleito, que terão um mandato de três anos.

“Mais uma vez a rede vive um momento de democratização na escolha do corpo de gestores. É muito importante motivar a democracia na escola, fazendo com que a comunidade, alunos, pais e professores tenham o direito de escolher seus gestores”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.

Os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos: possuir curso de habilitação superior na área de educação; tenha sido classificado e recebido diploma em curso de gestão escolar oferecido pela SMEC; não tenha sofrido pena disciplinar nos últimos dois anos; apresente e defenda junto à comunidade escolar o seu plano de trabalho; encontre-se lotado há pelo menos seis meses na unidade que pretende dirigir. É vedado ao professor ou coordenador pedagógico concorrer em mais de uma unidade de ensino.

Para preparar os professores que desejam se tornar diretores escolares, Segundo o secretário municipal da Educação e Cultura, a SMEC oferece cursos de gestão escolar através da Uniced (Universidade Aberta da Educação e Cultura). Somente este ano, 2500 docentes participaram da formação.

O curso tem como objetivo propiciar aos candidatos a gestores de escolas da rede municipal os conhecimentos mínimos necessários ao exercício do cargo, em conformidade com a política de gestão participativa da escola pública.