Escolas municipais participam de Olimpíada Astronômica

09 de maio de 2008 - dev

Cerca de 60 alunos da rede municipal estão participando hoje da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), um evento gratuito e aberto à participação das escolas públicas e privadas do ensino Fundamental ou Médio, organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira, Agência Espacial Brasileira e por Furnas Centrais Elétricas S/A, com o apoio dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Para a professora Antônia Cristina, da Escola Municipal Fazenda Grande, a OBA tem se mostrado uma atividade altamente envolvente e tem estimulado o aprendizado dos alunos. “Quando eles se inscrevem acabam estudando voluntariamente muito mais e os resultados têm sido bastante positivos”, comenta..

A participação dos alunos da rede pública tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Em 2007, participaram cerca de 350.000 alunos, de 4.907 escolas de todos os estados, 12% a mais do que em 2006. Esse gradativo crescimento é devido ao grande estímulo dos alunos da rede pública, que ao longo de 10 anos de olimpíadas participam em maior número. Uma prova deste interesse é que, 75% das medalhas ficam com os alunos da rede pública.

Ao final da OBA, todos os alunos recebem um certificado de participação, além de prêmios e materiais didáticos. Para os 60 alunos que se destacarem nas provas, será oferecido um curso de astronomia ministrado pelos astrônomos profissionais da Sociedade Astronômica Brasileira. Dentre os alunos participantes do curso, cinco serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia.

Este ano, estão participando alunos das escolas municipais Fazenda Grande, São Roque do Lobato e Allan Kardec.