Escolas municipais realizam atividades referentes ao Dia Internacional da Mulher

08 de mar de 2017 - Jornalismo

Palestras, discussões em sala de aula, apresentações de teatro e música, trabalhos especiais, homenagens, cartões: são várias as formas que as escolas da Rede Municipal adotaram para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8). Organizadas pelas equipes gestoras de cada escola, as atividades tiveram foco, principalmente, na proposta de dar atenção especial às temáticas relacionadas às mulheres.

“São iniciativas muito importantes e que, aproveitando o simbolismo dessa data, inserem ou reforçam discussões sobre questões que precisam ser debatidas, como a misoginia, a violência contra a mulher, os direitos, a luta pela igualdade, o empoderamento feminino, entre outros”, afirma Paloma Modesto, secretária Municipal de Educação. “E também tem o aspecto comemorativo, de celebrar a mulher, suas ações e conquistas”, frisa.

Com foco no 8 de março, muitas escolas optaram por desenvolver atividades internas, como tratar o tema em sala de aula, assistir a vídeos e filmes, produzir murais, apresentações e breves homenagens com música e cartões . As escolas municipais de Pernambués, Amélia Rodrigues (Tororó), Anjos de Rua (Piatã), Padre Confa (Costa Azul), Manoel Clemente Ferreira (Vila Canária), Célia Nogueira (Mussurunga I), Neusa Nery (Santa Cruz), Maria Constança (Mata Escura), Cajazeiras XI, Santa Luzia do Lobato e os CMEIs Nossa Senhora da Vitória (Graça), Educar e Viver (Coutos), Hélio Vianna (Coutos), Teresa Helena Mata Pires (Alto do Cabrito), entre outras, são exemplos dessas iniciativas.

OUTRAS ATIVIDADES_ A importância da semana de resistência contra a discriminação da mulher é o foco das discussões na Escola Municipal Paulo Mendes de Aguiar (Rio Sena). Os alunos farão, também, pesquisas sobre as mulheres que mudaram a história do Bairro Rio Sena, onde se localiza a escola. As escolas Manoel Florêncio (Liberdade) e São Miguel (Mata Escura) vão fazer um momento de beleza para as mães e funcionárias.

As atividades da Escola Municipal Allan Kardec (Patamares) vão culminar no dia 14 de março com reunião de pais e a apresentação do grupo da escola “Camaratas de Violão” e o resultado dos trabalhos e pesquisas desenvolvidos durante a semana. Na escola Santa Terezinha, haverá uma performance de teatro com as mães e a escola Jardim Santo Inácio terá reunião de pais e mestres com ênfase na importância da mulher para a família e apresentação do coral de mulheres “Só o amor”.

PALESTRAS _ Confira abaixo a lista de palestras promovidas pelas escolas:

“Violência contra mulher e empoderamento” – Cmei Rafael de Oliveira (Cajazeiras);
“Cuidados com a saúde” – CMEI Nova Esperança (Federação) e a Escola Fernando Presídio (Paripe);
“A Mulher nos dias atuais” – Escola Municipal Cajazeiras XI
“A inserção da mulher como sujeito de direito na Cidade do Salvador” – Escola Municipal Barbosa Romeo (São Cristóvão);
“As mulheres e o trabalho” – Escola Municipal Barbosa Romeo (São Cristóvão);
“A importância da mulher” – Escola Municipal Vale das Pedrinhas.