Escolas municipais recebem Prêmio CEAP de Educação

25 de mar de 2017 - Jornalismo

As escolas municipais Hildete Lomanto, São José e CMEI Álvaro da Franca Rocha, receberam em 24 de março o Prêmio CEAP de Educação. Criado pelo Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP), o prêmio é uma iniciativa de reconhecimento e estímulo à gestão escolar pública, através de ações desenvolvidas por professores, coordenadores, diretores e estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, vinculados à Rede Municipal de Educação do Município de Salvador. Foram homenageados, na oportunidade, educadores integrantes da Rede de escolas parceiras do CEAP, que se destacaram no aprimoramento e ampliação da relação família e escola, tendo como foco o desenvolvimento integral do estudante.

Localizada no Garcia, a Escola Hildete Lomanto, vencedora do primeiro lugar, foi premiada com o projeto intitulado Escola e Família em Parceria: fortalecer a aprendizagem e prevenir a violência no ambiente escolar, idealizado pelo professor João Alves de Oliveira. A prática pedagógica, extremamente criativa original e inovadora tem como centro a mediação da aprendizagem significativa para a não violência.

A Escola Municipal São José, também do Garcia, conquistou o segundo lugar com o projeto intitulado, A Arte como Elo entre a Família e a Escola: fortalecendo a cultura da paz e do pertencimento, da professora Cecília de Fátima Oliveira Santos. Esse projeto discutiu as relações interpessoais na escola e na família através da arte com o objetivo de estreitar as relações entre pais-filhos, professor-aluno e entre os alunos.

Com o projeto Enrola e Desenrola, cada Família tem sua História, da professora Maristela Oliveira Nascimento, o CMEI Álvaro Franca Rocha, de Narandiba, obteve o 3º lugar, desenvolvendo uma prática pedagógica significativa e eficaz para o processo de integração escola-família através da literatura.

Da esquerda para direita: Anízia Laura Rocha, Maria D’ajuda Vasconcelos Nascimento, Maristela Oliveira Nascimento, Rita Carneiro, Rosana Assis Dias Santos, Cecília de Fátima Oliveira Santos, João Alves, Sylvia Moura e Tatiana Argolo.

Fonte: www.ceap.org.br