Escolas municipais recebem Programa Furnas Educa

11 de set de 2015 - Jornalismo

20624677013_d0926b18de_oEncantados pelo brilho das medalhas e envoltos em uma atmosfera lúdica, os alunos da Escola Municipal Orlando Imbassahy, localizada no bairro de São Marcos, receberam, na última terça-feira (8), o Programa Furnas Educa. A abertura da programação contou com palestra do atleta paraolímpico Clodoaldo Silva, vencedor do pan-americano paraolímpico e de diversas competições mundo a fora. Em clima motivador, Clodoaldo interagiu com as crianças que lotavam o auditório da escola. O atleta explicou a importância da preservação do meio ambiente e os cuidados que devem ser adotados diariamente durante o consumo da energia elétrica, além de outras atitudes para redução dos impactos ao meio ambiente. A programação do Furnas Educa na capital baiana se encerrou na tarde desta sexta-feira (11), na Escola Municipal Teodoro Sampaio.

Para o atleta, “o Projeto Furnas Educa propicia a aproximação com as crianças que podem aprender o valor da preservação do meio ambiente. Outro ponto importante é a abertura de perspectivas de superação das dificuldades. Criamos, assim, uma geração de jovens que saberão superar as dificuldades apresentadas pela vida, além de valorizar os recursos naturais do nosso país”. Em um recado para as crianças, Clodoaldo pediu para que todas “aceitem e valorizem os desafios apresentados na escola. Vocês serão os novos campeões”, disse destacando a importância do estudo “para a formação de uma nação forte e vencedora”.

Além de Clodoaldo Silva, outras figuras de destaque nacional, como a ex-ginasta olímpica Daiane Santos e do educador e artista plástico, Daniel Azulay, também participam do programa. De acordo com André Sabino, coordenador do Furnas Educa, o programa educacional itinerante, que já atingiu a mais de 80 mil crianças de todo o país, tem o objetivo de transmitir informações aos pequenos sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância da preservação do meio ambiente e os perigos das queimadas sob torres e linhas de transmissão de energia elétrica.

Na capital baiana, mais de cinco mil crianças assistiram as apresentações e receberam material ilustrado sobre preservação ambiental, economia de água energia e outras práticas de consumo consciente. “Desse modo, faremos das crianças multiplicadores da informação, pois repassarão as práticas aqui apresentadas para as famílias e amigos em suas comunidades”, completou Sabino.

Foto: Betto Jr. / Agência Haack