Escolas municipais valorizam tradições folclóricas

26 de ago de 2015 - Jornalismo

Com o objetivo de preservar as tradições folclóricas das comunidades onde estão inseridas, as escolas da rede municipal de educação realizaram vasta programação em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto).

A Escola Almirante Ernesto Mourão de Sá promoveu o Projeto Folclore: Memórias de Paripe, iniciado no último dia 10. O evento contou com grande envolvimento dos estudantes da unidade, que realizaram um levantamento sobre o saber folclórico dos moradores do bairro e seu entorno. O projeto objetiva o resgate das tradições culturais e folclóricas da comunidade e a preservação dos registros dessas manifestações, consideradas patrimônios imateriais.

As atividades tiveram sua culminância na manhã desta quarta-feira (26), onde alunos, professores, funcionários e equipe gestora participaram de uma Feira Folclórica, com exposição de artesanato, fotos, cartazes, vídeos e textos que reportam as tradições folclóricas de Periperi, um dos mais antigos bairros de Salvador. A Feira abordou ainda as manifestações culturais, brincadeiras e lendas da região.

Além disso, foram lembrados o samba de roda e as Marisqueiras, que ainda hoje realizam a coleta de frutos do mar nas praias de Paripe e Tubarão. Os participantes degustaram ainda deliciosos pratos da culinária local. A gestora da Mourão de Sá, professora Jaciara Paz, ressaltou que “ao resgatar o Folclore, a escola promove uma ação educativa, fortalece a identidade cultural e integra escola e comunidade”.

Já na Escola Municipal Tiradentes, localizada no bairro de Caminho de Areia, o Dia do Folclore foi comemorado por alunos do Grupo 5 ao 5ª ano do Ensino Fundamental I, com apresentações de lendas, parlendas, danças, capoeira e trava-língua. Por seu turno, na Escola Municipal São Gonçalo do Retiro, as comemorações destacaram os personagens típicos da cultura brasileira – Saci-pererê, Iara e Curupira. Os alunos também realizaram apresentações de samba de roda, capoeira. O evento contou ainda com degustação de comidas típicas, como acarajé, abará e caruru. Todas as atividades tiveram como pano de fundo a preservação e a valorização da cultura popular.