Escolas programam ações para o Dia Nacional da Consciência Negra

16 de out de 2009 - dev

Para fomentar as discussões e reflexões sobre a diversidade racial e a identidade negra, a Escola Municipal Teresa Cristina realiza no dia 5 de novembro (quinta-feira) formação para contribuir com a didática sobre a Lei 10.639, que dispõe da obrigatoriedade de inclusão dos estudos sobre história e cultura africana. O evento acontece no auditório da Fundação Lar Harmonia, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

A ação faz parte da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e visa proporcionar um dia com oficinas e palestras com a professora e conselheira da cidade Makota Valdina; mestres e griôs do Ponto de Cultura Gingam e Malícia; Carlos Eduardo, mestre em Quilombolas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), entre outros.

Segundo uma das organizadoras da formação, Edmeia Nascimento, haverá ônibus para conduzir os participantes às 9h, no horário de almoço, às 12h e ao final às16h que ficará no estacionamento do Restaurante Santíssima (ex Casquinha de Siri).

Dando continuidade as ações promovidas para comemorar o Dia da Consicência Negra, a equipe gestora e pedagógica da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho realizará no dia 18 de novembro o I Seminário Infanto-Juvenil – Diálogos sobre a Consciência Negra. O objetivo é estimular discussões acerca do dia celebrativo e de temas relacionados aos desafios vivenciados pelas crianças e jovens afro-brasileiros em seu cotidiano.

“Contrariando a regra de eventos desta modalidade onde educadores se reúnem para realizar as discussões, este evento pretende dar voz às crianças e jovens atendidos pelas escolas municipais de Salvador”, declara a vice-diretora do matutino, Eliane Amorim. De acordo com a equipe, para o educador, a ocasião propiciará a percepção do resultado da sua intervenção através da escuta e apreciação das elaborações construídas por seus alunos.