Escolas promovem feira e caminhada em prol da saúde

25 de set de 2009 - dev

Trabalhar com as habilidades, ressaltando os cuidados e promoções da saúde, foram os principais objetivos das atividades realizadas nesta sexta-feira (25) nas Escolas Municipais Úrsula Catharino e São Braz, sediadas no bairro de Plataforma.

A ação mobilizou aproximadamente 200 estudantes e toda a comunidade local, que participou ativamente da caminhada e da feira de saúde. Munidos de faixas e cartazes os alunos da municipal Úrsula Catharino percorreram as ruas conscientizando a todos sobre a importância de se prevenir doenças como a dengue, leptospirose e Gripe A.

O diretor da unidade, Roberto Martins, ressaltou que a idealização do trabalho surgiu a partir da necessidade de promover a informação como forma de prevenção. Assim, todos os estudantes se preparam e leram muito através de pesquisa em livros, jornais e internet sobre assuntos ligados à promoção da saúde.

“Estou muito satisfeito com o resultado deste trabalho, pois estamos oportunizando situações lúdicas para despertar a comunidade escolar sobre os cuidados com a alimentação, higiene e combate as drogas, para a manutenção da saúde e do bem estar físico e mental”, explicou Martins.

Para a moradora Lindinalva Souza a ação foi muito importante. Na Feira de Saúde promovida pela Municipal São Braz ela pode realizar a triagem para glicemia e a aferição da pressão arterial, além de participar de aulas de yoga. “Excelentes os serviços prestados aqui. Eu não tenho condições de pagar para realizar uma consulta deste tipo e aqui estou fazendo tudo gratuitamente”, comemorou.

Os estudantes tiveram participação efetiva na feira, realizando exposição dos trabalhos realizados com a temática corpo humano, além de promover jogos e brincadeiras que ensinaram as formas corretas de escovação e aplicação do flúor. “Aprendi bastante e vou incentivar a todos da minha família a cuidar mais da saúde e principalmente do coração”, explicou o estudante Fabiano Costa.

No total, seis técnicos de enfermagem, dois odontólogos e uma enfermeira participaram das atividades prestando serviços à comunidade. “As escolas estão de parabéns por essa iniciativa grandiosa que agrega valores aos profissionais de saúde e também para os cidadãos”, disse o gerente da Unidade de Saúde do São João do Cabrito, Moisés Teles.