Escolas realizam palestra sobre inclusão social

17 de abr de 2009 - dev

Quatro escolas da Rede Municipal de Ensino promoveram palestra sobre inclusão social na Escola Municipal Irmã Elisa Maria, nesta sexta-feira (17 de abril), com a participação de gestores, professores, coordenadores regionais e pedagógicos, associações comunitárias, familiares, oficineiros do Programa Escola Aberta (PEA) e representantes das CRE Cajazeiras e CRE Itapuã.

A abertura do evento ficou por conta dos alunos da Irmã Elisa Maria e do professor de capoeira, Lidinei de Jesus do PEA, com apresentação de Maculelê e Samba de Roda. Em seguida, a psicóloga da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), Ludmila Fonseca, da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), realizou palestra. As outras unidades escolares participantes são a Adauto Pereira, Padre Hugo Mereghalli e Novo Marotinho.

Segundo a diretora da Irmã Elisa Maria, Denise Nascimento, este é um momento de integração e reflexão sobre a inclusão real de direitos e deveres de crianças e jovens da comunidade da região da Estrada Velha do Aeroporto (EVA). “Vamos procurar fazer essa reflexão para qualificar a educação dos alunos do local”, diz.

Nascimento informa que a intenção é tornar o aluno um sujeito ativo dentro da escola e, para que isso se torne realidade, ele precisa entender o que ocorre ao ser redor. “A ideia é criar valores, criar novas propostas para que eles sintam-se cidadãos”, declara.

A diretora da Escola Municipal Adauto Pereira, Juçara Souza, acredita na potencialidade desse trabalho, pois na unidade há muitos alunos com Síndrome de Down, cegos e mudos, e que são bastante interessados. “A palestra vai ajudar os professores a trabalharem a integração em sala de aula”, afirma.