Escolas recebem modernos equipamentos de inclusão digital

11 de jul de 2008 - dev

Na manhã de quinta-feira (10), os alunos da Escola Municipal Baronesa de Sauípe receberam a visita de representantes das secretarias municipais da Educação e Cultura (SMEC) e das Relações Internacionais (Secri), que conheceram de perto o projeto KidSmart. A escola foi contemplada pela empresa IBM Brasil, com a doação de computadores, curso de formação e suporte pedagógico.

O projeto é uma ação global da IBM, desenvolvida pela área de Relações Comunitárias/Responsabilidade Social, que integra a tecnologia ao sistema infantil educacional e faz parte da estratégia mundial da empresa de contribuir para a melhoria da educação básica. O KidSmart consiste na doação de computadores revestidos por móveis coloridos deixando-os com aparência de brinquedos, para despertar um maior interesse do aluno em conhecer a máquina.

A professora Plautina Souza Neves destacou a importância de ações dessa natureza: “Admiro a responsabilidade social das organizações parceiras, proporcionando às nossas crianças novas descobertas, possibilitando aos alunos a manipulação precoce de uma importante ferramenta de aprendizado, contribuindo com o desenvolvimento cognitivo do alunado”.

As 22 unidades beneficiadas com o KidSmart neste primeiro momento receberam um curso de formação continuada com carga horária de 240 horas presentes e à distância, com suporte oferecido pela IBM. A s próximas 20 unidades escolares que serão contempladas ainda em 2008 com os mesmos equipamentos, receberão curso de capacitação desenvolvido pela SMEC, através do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).

No período da tarde, os representantes da IBM puderam conhecer o funcionamento do centro de educação e tecnologia Fábrica do Saber, da SMEC, local que disponibiliza elementos de apoio a qualificação e formação de servidores, como o Núcleo de Gestão da Informação (NGI), o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), o Sistema de Informação e Gestão Automatizada e a Central de Regulação de Ensino.