Escolas se preparam para o Dia da Consciência Negra

05 de nov de 2008 - dev

Novembro é o mês da consciência negra. Para comemorar esse período festivo, todas as creches e escolas da rede municipal prepararam uma vasta programação de atividades para estimular discussões sobre novas formas de inclusão social e combate ao preconceito racial. A partir do próximo dia 7 (sexta-feira), as escolas já iniciam suas atividades e, no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), as unidades estarão voltadas para a grande caminhada em homenagem à data e ao líder afro brasileiro Zumbi dos Palmares.

As programações contam com apresentações teatrais, mostras pedagógicas, estudo da Lei 10.639, exibição de filmes, palestras, colóquios e simpósios, exposições de pratos e trajes típicos, rodas de leitura, desfiles, visitas a museus, concursos de redação e oficinas de artes. Com estas ações os educadores pretendem mostrar a história do País e assim promover uma reflexão sobre as raízes do povo brasileiro, que estão diretamente ligadas à cultura africana. Também fazem parte da implementação da referida lei que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas salas de aula.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Ribeiro Soares, Salvador foi a primeira cidade brasileira a incluir no currículo escolar as diretrizes da lei por ser uma cidade marcada pela diversidade étnico cultural e possuir o maior contingente de negros do país.. “O nosso objetivo é valorizar a identidade e a auto-estima de alunos negros, que formam a maioria nas salas de aula”, frisou.

Além da implantação da lei, outras ações contribuem para valorização da cultura afro na cidade, como o Projeto Pé no Brasil, Pé na África, iniciativa da Escola Municipal Maria Constança. O objetivo é conhecer a África e entender o Brasil, em especial as realidades vividas na comunidade de Mata Escura. O projeto faz um estudo sobre a fauna, a flora, geografia, história e costumes do povo africano.

No dia 7 de novembro, a Maria Constança fará a abertura da sua programação com um Sarau, a partir das 17h, na quadra da escola. O dia contará com a exibição do coral da Universidade Aberta da Terceira Idade – UATI/UNEB, exibição de grupos de danças africanas, recitais e dramatização de poemas, entre outros. No dia 14, serão apresentados os resultados dos estudos temáticos, desenvolvidos em sala de aula, através da Feira de Cultura Afro Brasileira.