Escolas se programam para o Dia da Consciência Negra

14 de nov de 2008 - dev

O Dia da Consciência Negra (20) será comemorado em todas as escolas da rede municipal, que vêm elaborando programações especiais. A data é importante, pois lembra a resistência do negro e a escravidão e sua história que está diretamente ligada à história do Brasil.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Calabar e a Escola Elisa Maria vão homenagear o Dia Consciência durante todo o mês de novembro. Serão realizados painéis, molduras, integração de grupos, contação de histórias, exibições de filmes, roda de samba, teatro e apresentação de poesias.

Apresentação da peça teatral sobre a criação do mundo na linguagem bantos e iorubas é o que a escola Comunitária Bom Juá estará promovendo no dia 20 (quinta-feira). Essas ações fazem parte do projeto MIIJI (pessoas da mesma origem) que foi dado início na unidade neste semestre. “Com essas atividades, nós gestores visamos fazer com que nossos alunos conheçam a cultura africana fortalecendo a sua identidade”, diz a diretora Mariza Braga.

Já a Municipal Vitória da Conquista vai realizar nos dias 17, 18, 19 e 20 atividades em culminância da Ciranda de Leitura “EU Cidadão”, integrando também as atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O objetivo dessa ação é proporcionar momentos de leitura voltados ao conhecimento e valorização da cidadania. “Optamos propositadamente por realizar a culminância do projeto na semana da Consciência Negra porque a cidadania passa pelo reconhecimento dos direitos de todas as pessoas”, diz a professora, Cristiane Dourado.

A Municipal Órfãos de São Joaquim já esta realizando as atividades e trabalhos voltados a valorização da Cultura Africana. Na última terça-feira (11), a unidade realizou um desfile da beleza negra mirim.

Lendas, parlendas e cantigas de roda, mascaras africanas, ritmos africanos, deuses africanos e influência Africana na Bahia vão integrar as comemorações da escola Manoel Clemente Ferreira nos dias 27 e 28. As ações visam representar a cultura, costumes, artes e história africana.

África de Todos Nós é o tema da mostra pedagógica a ser realizada no dia 20 (quinta-feira), na escola Pedro Veloso Gordilho. Na ocasião, acontecerão apresentações de jogral, danças, desfiles e musicais.

Todas essas atividades atendem a lei 10.639/03, que determina o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira.