Escolas superam a média nacional nas avaliações do Ideb

30 de jun de 2008 - dev

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) cresceu na maioria das escolas da rede municipal. Os dados, divulgados nesse mês após as avaliações realizadas entre 2005 e 2007, apontam que algumas unidades foram mais longe no conceito do Ideb em relação à média nacional.

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e reune num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, oferecendo resultados sintéticos, que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Dentre as escolas do município, quatro unidades foram destaque nas avaliações do MEC, como a Escola Municipal do Parque São Cristóvão, que obteve a nota de 5.1, superando sua nota em 2005, que foi 3.6. A Escola Municipal São José também obteve um crescimento considerável, 5.2 em 2007 e 4.4 em 2005. A Nossa Senhora do Salette, obteve 5.1 na atual avaliação, o que representa um ponto e meio a mais em relação a três anos atrás. A Major Eloy Magalhães foi a que apresentou maior índice de crescimento, 5.2 em 2007 e 3.2 em 2005, início da atual gestão.

Segundo a coordenadora regional da Liberdade, Joselani Bahia, algumas ações realizadas pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) foram determinantes para reverter os resultados do IDEB de 2005, como a ampliação do ciclo de aprendizagem de 2 para 3 anos, a realização de simulados com os alunos de 4ª e 8ª séries da rede municipal em parceria com o Ministério Público Estadual e CEFET e a implantação da Central de Regulação. Também destacou a importância da distribuição de material de apoio pedagógico para professores e coordenadores, o incentivo para o desenvolvimento de projetos de leitura nas unidades, além da criação de programas sociais e educativos.