Esperança é tema de palestra para educadores

09 de dez de 2008 - dev

A quinta edição do Educação em Pauta – encontro com educadores promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) – contou com palestra do assessor jurídico do menor da 1ª Vara da Infância e Juventude, Marcel Mariano. Professores e funcionários da SMEC participaram do encontro, realizado na manhã do dia 9 de dezembro (terça-feira), no Anexo II do Parque Solar Boa Vista.

No último encontro de 2008 do projeto, o tema abordado foi “Esperança”. O palestrante destacou a importância do período natalino, quando os sentimentos estão mais aflorados, para realizar o bem ao próximo. “As pessoas esqueceram o significado do Natal. Poucas crianças, quando perguntadas, associarão a data ao nascimento de Jesus, porque estão sendo educadas para o consumo, a cultura do ter. Precisamos resgatar a esperança, voltando a acreditar no outro, no amor, na paz, na bondade, levando solidariedade e alegria”, declara.

De acordo com Mariano, um grande exemplo de que a população clama por mudanças foi a eleição de Barack Obama – um homem simples e de infância pobre – como presidente dos Estados Unidos. “Ele passa a ser o homem mais poderoso da terra, à frente de um país historicamente voltado para matar a esperança, com todo seu poderio lingüístico, econômico e tecnológico, destruindo povos e países. É preciso então devolver a esperança e cultivar a paz”, explica.

O assessor jurídico afirmou também que é preciso que todos estejam dispostos a reviver a esperança com gestos nobres. “Desejo que neste Natal, as pessoas tragam Jesus de volta ao convívio familiar e tomem atitudes dignas, aproveitando a ocasião para acolher o próximo. Vivemos num mundo onde existem muitos abismos entre os seres humanos. Por isso precisamos de pessoas pontes. Pontes para a solidariedade e esperança”, finaliza.

O encontro foi encerrado com uma cerimônia inter-religiosa, com representantes do Espiritismo, Candomblé e das igrejas Católica e Batista que destacaram a educação como um dos grandes pilares da sociedade e agente transformador e a necessidade de uma reflexão sobre as próprias atitudes e decisões.