Espetáculo teatral e feira de ciências mobilizam a Escola Zulmira Torres

05 de out de 2009 - dev

Nesta quinta-feira (08), a partir das 8 horas, a Escola Municipal Zulmira Torres, sediada no bairro de Nordeste, vai realizar a 4ª Feira de Ciências. O evento tem como objetivo promover a exposição dos trabalhos pedagógicos realizados durante o ano letivo.

Neste ano foi criado um novo formato para a feira, que contará com a apresentação nos dias 09 e 10 do espetáculo teatral Herdeiros dos Futuros, elaborado por 12 professores e 150 alunos da unidade escolar, além de mais 20 alunos da Escola Municipal Anita Barbuda.

De acordo com a diretora Rosana Chang, o maior objetivo desse projeto é unir o corpo docente e discente focados na preservação do planeta, numa culminância estética teatral, que prima pelo diferente em busca do igual, do uno e da harmonia entre cores, cortes, texturas, formas, criações, pensamentos e sentimentos.

“Essa reflexão será de todos. Queremos promover uma reflexão sobre o que herdarão as crianças diante de tanto mau zelo que muitos seres humanos têm com a nossa natureza. Essa e outras perguntas estão surgindo no processo de montagem da nossa odisséia teatral e continuará no dia de sua estréia e perpetuará por todo tempo em que alguns homens insistirem em poluir, depredar, desmatar, queimar nosso bem mais precioso”, explica Rosana.

Sinopse:

A peça teatral conta a história três “ETzinhos” que vão parar no Planeta Terra, em um território do Brasil, incidentalmente. As crianças extraterrenas encontram-se com mais três crianças terrenas, que irão mostrar: a existência das formigas, o começo da primavera, o desabrochar das flores, o encontro dos riachos, rios e mar, os retirantes, a seca, a poluição, a desigualdade e a saudade. No final dessa viagem à Terra, as crianças extraterrenas voltam para seu planeta encantadas e também perguntando: como ficarão os herdeiros do futuro do Planeta Terra?