Espetáculo Zumbi África comemora Novembro Negro

22 de nov de 2012 - dev

O Centro Municipal de Educação, Arte e Cultura Mário Gusmão (Ceart), em Amaralina, finalizará, nesta sexta-feira (23), a edição 2012 do projeto “Escolas vêm ao Mário Gusmão”, com a apresentação do espetáculo Zumbi África, resultado da vivência artística com professores municipais. A apresentação será às 9 horas, no Estúdio de Artes Cênicas, no Rio Vermelho e faz parte das comemorações pelo Novembro Negro.

Os encontros foram realizados durante todo o segundo semestre deste ano. Durante as oficinas, os professores tiveram a oportunidade de vivenciar linguagens nas áreas de teatro, dança, artes visuais, literatura e música, com o objetivo de fazer com que os professores vejam a arte como metodologia de ensino-aprendizagem em suas práticas em sala de aula.

“É importante que os alunos se sintam motivados a trabalhar o tema. O processo com os professores foi muito interessante e esperamos que eles levem para a sua realidade escolar os aprendizados em arte-educação apreendidos durante a nossa formação artística”, explica diretora do Ceart, Maria Anunciação Teles, se referindo às Leis Federais 10.6389/2003 e 11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e torna obrigatória a inclusão no currículo oficial da rede pública do Brasil o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

AFRICANIDADES – Também em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Escola Municipal Maria Quitéria, em Matatu de Brotas, realizou, nesta quinta-feira (22), uma feira de artes. Com apresentação de dança e capoeira, baiana de acarajé e mostra dos trabalhos realizados durante o projeto “Africanidades: conscientizando para a igualdade”.

Já nesta quarta-feira (21), a Escola Municipal Irmã Elisa Maria (Nova Brasília) realizou um dia voltado à valorização da cultura afro-brasileira, com apresentações musicais, dança, palestras, vídeos, rodas de conversa e contação de histórias lembrando a luta de Zumbi dos Palmares.

Endereço: Rua Deputado Cunha Bueno, 23 – Rio Vermelho. (próximo ao Colégio Manoel Devoto)