Espírito olímpico toma conta de alunos da rede municipal de ensino

12 de jul de 2016 - Jornalismo

O espirito olímpico já tomou conta dos alunos da rede municipal de ensino de Salvador. Mais de seis mil estudantes de 55 escolas municipais participam até sábado (16) do Festival Estudantil Municipal (FEM), iniciado na manhã desta terça-feira (12), no ginásio de esporte da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã. Música, desfile com alunos representantes das modalidades esportivas e recreativas e muita emoção marcaram a solenidade de abertura do torneio. Na sequência, mais de 400 alunos de karatê se apresentaram para o público.

Dentre os atletas, a pequena Olívia Maria Palagani, que com apenas 9 anos já é campeã baiana de karatê, terceira colocada no campeonato brasileiro e está treinando como gente grande para o próximo campeonato nacional, no mês de setembro, no Ceará. “Ano passado eu fui para Pernambuco competir, foi inesquecível. Aprendi com o karatê a ser uma aluna melhor, ser uma pessoa boa, ser solidária com meus colegas e eu não quero nunca deixar de praticar esse esporte que é a minha vida. Meu sonho é um dia competir em uma Olimpíada”, disse emocionada.

Olívia, de apenas 9 anos, já é campeã baiana de karatê

Olívia, de apenas 9 anos, já é campeã baiana de karatê

Para a secretária municipal da Educação, Joelice Braga, o festival é um momento mágico para os alunos da rede municipal. “Não só porque estamos vivendo o momento único das Olimpíadas no Brasil, mas pela importância do esporte na vida dos nossos alunos. Trazer o esporte para Educação é de fato promover saúde, convivência, solidariedade. Um festival como esse não apenas colabora no processo educativo escolar, mas também com a formação do cidadão, levando os princípios que regem o esporte para dentro da casa deste aluno”, comemorou.

A secretária de Promoção e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, e o Secretário do Escritório Global, Jorge Khoury, também participaram da abertura do FEM, que integra o Festival de Esporte e Lazer do Município de Salvador, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e é parte das atividades preparatórias das Olimpíadas 2016.

12_07_2016_Festival Estudantil Municipal_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (32)

 

O FEM, realizado exclusivamente para os estudantes da rede municipal de ensino, tem como objetivo fomentar a cultura esportiva escolar, vivenciada sob a forma de atividades recreativas e de jogos esportivos integrados à prática pedagógica esportiva e cultural das escolas públicas municipais de Salvador.

Confira a programação:

Data Local Turno Modalidade
12.07

 

AABB

 

Matutino Karatê
Vespertino Futsal
Campomar Matutino Handebol
Vespertino
13.07 AABB Matutino Futsal
Vespertino
Campomar Matutino Basquete
Vespertino Baleado
14.07 AABB Matutino Futsal
Vespertino
Campomar Matutino Baleado
Vespertino Volei de Lençol
15.07  

AABB

 

Matutino

 

Futsal

Campomar Matutino

 

Volei Sentado
Voleibol
Handeibol
16.07 Salesiano Dom Bosco Matutino Ginástica Rítmica/ Encerramento