“Essa escola faz parte da nossa história”, dizem ex-alunos da Ugo Meregalli, hoje estudantes do ensino superior

21 de mar de 2017 - Jornalismo

“Foi aqui o começo de tudo. Essa escola faz parte da nossa história”. Assim, Larissa dos Santos de Souza, 18, e Alberto Souza Barbosa, 17, ex-alunos da Escola Municipal Padre Ugo Meregalli, resumem o carinho que têm pela instituição e pelas professoras que os acompanharam nos primeiros passos da vida escolar. Eles estiveram na escola, localizada no bairro de Nova Brasília, no “miolo” de Salvador, para dividir com as ex-professoras a alegria de terem ingressado no Ensino Superior. Aprovada em Medicina, Larissa conta que quando viu sua nota no Enem ficou eufórica. “Eu não acreditava que tinha conseguido, foi uma alegria tão grande! Saí contando para todos. Uma das primeiras a saber foi a professora Juliana”, relata Larissa, referindo-se a Juliana Barbosa, que há 13 anos dá aula na Escola Ugo Meregalli.

Alberto foi aprovado nos cursos de Engenharia Ambiental e Direito. Optou pela carreira jurídica e acabou se tornando colega de curso da vice-diretora Valdirene Sena. “Fiquei tão feliz com essa notícia. Acompanhei Alberto no Ensino Fundamental I e hoje somos colegas de curso, na mesma faculdade, embora em semestres diferentes. É muito gratificante”, diz Valdirene. Para ela, essas notícias dão ainda mais ânimo e reforçam a certeza de que a educação é o caminho certo – opinião dividida pela diretora Zélia Muniz, que está na escola desde 1998, ano em que foi inaugurada.

A diretora enfatiza que vários outros alunos seguiram esse caminho e são hoje enfermeiros, pedagogos, entre outras profissões. Ela cita o exemplo de Mirna Ferreira de Oliveira, 19, que estudou o Fundamental I na Escola Ugo Meregalli e hoje está cursando biomedicina. A mãe de Mirna, Ana Paula Santos Ferreira, é, inclusive, funcionária da unidade de ensino. “É uma grande satisfação ver o sucesso dos nossos alunos, também o carinho deles pela escola e pelos professores. São exemplos que mostram a qualidade do ensino da escola pública”, afirma Zélia.

APOIO FAMILIAR_ A fórmula para conseguir sucesso nos estudos, na opinião de Alberto, é não desistir quando surgirem dificuldades, ter foco e contar com o apoio da família. “A educação só traz benefícios para a vida, por isso, é importante que os estudantes tenham isso em mente, sejam determinados e encarem os desafios”, defende Alberto, lembrando que, mesmo trabalhando, avançar nos estudos é possível. Carlos Alberto dos Santos Barbosa, pai do estudante, defende também que o apoio da família é fundamental. “O papel dos pais é estar presentes, apoiar e cobrar. Acompanhar o desenvolvimento dos filhos na escola é importante e é nossa função orientá-los para a realidade da vida”, frisa Barbosa, lembrando que acompanhou a construção da Escola Ugo Meregalli e que seus filhos são ou foram alunos de lá.

Larissa também destaca o apoio que recebeu de sua família. “Recebi muito incentivo, correspondi a esse apoio com dedicação e sou muito grata”, diz, emocionada, e acrescenta: “Sou a primeira pessoa da minha família a entrar numa faculdade. É a conquista de um sonho”. As professoras Juliana Barbosa e Josélia Alves dos Santos, que deram aulas para os dois universitários nos terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental I, lembram com carinho da presença deles na escola. “É um orgulho saber que eles persistiram e tiveram essa conquista tão importante. É um sentimento de felicidade e de dever cumprido”, disseram. “E são filhos de famílias muito presentes. Essa parceria escola-família é fundamental”, frisam.

ESCOLA MUNICIPAL UGO MEREGALLI_ Fundada em 1998, a escola atende atualmente alunos da Educação Infantil, a partir do Grupo 4, todos os anos do Ensino Fundamental I e as classes dos programas Se Liga e Acelera. Está localizada na Rua Dom Ivo Lorscheiter, em Nova Brasília, e tem cerca de 400 alunos. A escola oferece aulas de arte, teatro, futebol, xadrez, vôlei, além de outras atividades de recreação e lazer, através do programa Mais Educação e cede, em parceira, espaço para aulas direcionadas à comunidade local, como capoeira, oficinas de letramento, dança do ventre, futsal, karatê e valsa.

Alberto e Larissa com a diretora Zélia.

Alberto e Larissa com a diretora Zélia.