Estado e município inauguram parceria em prol de uma educação pública de qualidade

17 de jan de 2007 - dev

Pedro Castro Filho

A visita do secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, poucos dias após a sua posse, à Secretaria Municipal da Educação e Cultura, localizada no Engenho Velho de Brotas, sinaliza uma parceria entre o governo do Estado e Prefeitura em prol de uma educação pública de qualidade. O encontro com o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, e a equipe de coordenadores da SMEC ocorreu hoje (17), às 10 horas. Na ocasião, Campello apresentou uma pauta com propostas de cooperação pedagógica e administrativa entre as Secretarias.

O secretário Ney Campello aproveitou para propor uma parceria entre os governos estadual e municipal para a ampliação do Programa Criança Viva. Campello também fez propostas de integração para a alfabetização e profissionalização de jovens e adultos; programa de inclusão sócio-digital; Projovem; educação à distância e integração das matrículas dos sistemas municipal e estadual de ensino, dentre outras. No município, o processo de matrícula informatizada segue até o dia 23 de janeiro e até o final da tarde do dia 16 de janeiro já foram matriculados 154.014 alunos.

Sauer aproveitou para elogiar o Programa Criança Viva, através do qual a SMEC oferece aulas a estudantes das unidades escolares públicas de Salvador e inclusive do interior do estado que estão internados em hospitais localizados na capital baiana. Ele elogiou outras ações exitosas da educação municipal de Salvador, tais como o programa de alfabetização de jovens e adultos (que bateu o recorde de inscrições do Programa Brasil Alfabetizado em nível nacional) e o pioneirismo da capital baiana na implantação da Lei 10.639/03, que determina o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira.

De acordo com Sauer, a Secretaria Estadual de Educação pretende ter uma relação de trabalho conjunto com os municípios baianos. “Começamos pela visita ao secretário de Educação da capital baiana para darmos o exemplo”, frisou. O secretário estadual de Educação afirmou que a educação pública deve ter como princípios a transparência e a valorização da dignidade. “É necessário ainda que os professores sejam cúmplices neste processo”, pontuou. Ele informou que as universidades estaduais e o Instituto Anísio Teixeira serão parceiros na qualificação dos professores da rede municipal de ensino de Salvador.

“A educação pública deve ser pensada e executada de forma integrada. Os sistemas de ensino não podem funcionar como ‘ilhas’. Neste sentido, iniciaremos um processo de cooperação com os municípios vizinhos de Lauro de Freitas e Camaçari. Agora esta sinalização do governo estadual mostra a real perspectiva de uma educação pública no estado com ações integradas. Nos ressentíamos de uma maior interação com a Secretaria Estadual de Educação e esta sinergia que inauguramos hoje certamente elevará a qualidade da educação pública ofertada na Bahia”, pontuou. Ao final do encontro, foi decidido que o secretário Adeum Sauer, dentro em breve, terá uma audiência com o prefeito João Henrique.

Estiveram presentes no encontro as vereadoras Olívia Santana (PCdoB) e Aladilce Souza (PCdoB).