Estágio é o primeiro passo para o sucesso

25 de nov de 2009 - dev

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. E, se depender da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), os estagiários que atuam nas escolas municipais estarão entre os mais preparados. Esta quarta-feira (25) foi o primeiro dia das Oficinas de Estágio, que acontecem no auditório do Centro Universitário Jorge Amado – Paralela. As atividades se estendem até amanhã (26), durante todo o dia, com a realização de palestras, dinâmicas e homenagens.

A iniciativa é da Coordenadoria de Gestão Escolar da Secult (CAGE), que tem como objetivo valorizar estudantes de pedagogia e licenciatura que contribuem para o desenvolvimento da educação municipal. No total são cerca de 600 estagiários atuando diretamente nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Além de relatos de experiências bem sucedidas de estágio na rede municipal, a programação do primeiro dia contou com palestra do professor da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Flávio Correia. O palestrante deu uma verdadeira aula sobre o valor do papel de um educador. Com um discurso forte e marcante, Correia atraiu a atenção de toda a plenária, ao narrar a trajetória de sucesso de uma estagiária que se transformou em uma das maiores referências profissionais do país. “O estágio é o primeiro passo para o sucesso. Esperança e dedicação farão dos estudantes, o futuro da nação”, declarou.

A gerente de uma das principais agências de estágio do país Edneide Lima, marcou presença no evento e falou da importância do envolvimento das instituições com relação ao estágio e elogiou o papel da Secult em acreditar na atuação de cada estagiário que atua na rede. Ela também afirmou que o estágio no estado na Bahia está entre os mais respeitados em todo o Brasil.

O secretário municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares, fez a abertura do evento e lembrou das dificuldades que os estudantes e os recém formados encontravam antigamente para enfrentar o mercado. “A nossa proposta é dar condições dignas de trabalho para esses profissionais”, afirmou Soares, garantindo que vai lutar pela ampliação do número de estagiários na rede municipal.