Estudante do Projovem aprovado no vestibular

09 de jan de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) comemora a conquista do estudante Marcos Fernandes, 21 anos – primeiro participante do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Urbano Salvador a conseguir realizar o sonho de ser aprovado no vestibular.

O secretário da Educação, Carlos Ribeiro Soares, declarou ter se identificado com a história do estudante: “Eu sei que não é fácil, porque assim como ele venho de família humilde. Conheço bem todos os obstáculos e sei que com garra é possível superá-los. Por isso, minha prioridade é dar todas as ferramentas para que nossas crianças e jovens possam vencer os desafios que terão em suas vidas”.

No Projovem, o estudante cursou do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, em 2007. Esse ano, ele inicia o curso de Técnico da Informação, na Faculdade da Bahia. “Estou muito feliz e devo a minha conquista a toda equipe do programa que me ajudou a não desistir dos estudos e dos meus sonhos”, diz Marcos.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Valdiria Lopes, a vitória de Marcos é um bom exemplo de como é possível, através de programas como o Projovem, promover a reparação social. “Este aluno nos deixa muito contente, pois nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma.

O Projovem tem como principal objetivo estimular jovens que abandonaram os estudos a voltar às escolas e dessa forma promover seu desenvolvimento intelectual e profissional. Em Salvador, realizado através da Secult, o programa possibilita a conclusão do Ensino Fundamental e capacitação profissional em Construção e Reparos, Turismo e Hospitalidade, Telemática, Alimentação e Vestuário, e fornece ao aluno uma bolsa auxílio no valor de R$ 100.

Até o dia 6 de março (sexta-feira), 7,2 mil alunos devem estar participando do programa em 2009, com aulas de Ciências Naturais, Ciências Humanas, Matemática, Português e Participação Cidadã. “Nós resgatamos o jovem para que ele se valorize como cidadão e se torne um profissional sempre em busca de novas oportunidades”, explica a Coordenadora Executiva, Florizete Freire.