Estudantes aprendem literatura de cordel através do teatro

07 de maio de 2009 - dev

Empolgação e muita ansiedade marcaram o primeiro dia de encontro entre estudantes da rede municipal de ensino com um grupo de cordelistas, na quarta-feira (dia 6), no Teatro Diplomata. Cerca de 1 mil alunos das CREs Itapuã e Orla assistiram a uma peça teatral dinâmica onde receberam orientações sobre a literatura de cordel, para o I Concurso de Cordel Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

Com os olhos bem abertos, as crianças acompanharam as lições que os atores passavam. Rimas engraçadas sobre a natureza e o homem animaram a platéia e envolveram os estudantes que irão participar do concurso.

De acordo com a diretora artística do espetáculo, Vânia Laranjeira, o teatro didático estimula a pesquisa numa perspectiva mais lúdica e envolvente. “O cordel e o teatro se encontram nas coisas mais simples e populares do falar, pensar e do imaginário. Trabalhar com esse tipo de literatura ajuda na facilitação da compreensão do ser humano e da natureza”, afirma.

As alunas da Escola Engenho Velho da Federação, Andressa Gonçalves e Ariane Santos, ambas com 9 anos, estavam radiantes na primeira fileira porque nunca haviam entrado numa casa de espetáculo. “É de extrema importância alunos de escolas públicas participarem de eventos como este, pois vivem em realidades distintas. Com essa ação, eles se inserem na sociedade, além do incentivo ao estudo e à cultura”, disse a professora da Municipal Padre José Anchieta, Silvana Coelho.

O concurso

O I Concurso de Cordel Ambiental é uma iniciativa da SMEC com o objetivo de promover o desenvolvimento de atividades e habilidades necessárias à preservação do meio ambiente, estimulando a consciência crítica dos alunos e o hábito da leitura. Cada unidade escolar deverá entregar os quatro melhores cordéis, escritos à mão pelo próprio estudante, à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) respectiva até o dia 10 de junho.

Hoje (dia 7) escolas da CRE Pirajá e Cajazeiras participam do evento no Teatro Diplomata. As apresentações continuam nos próximos dias 13 (CREs Centro e São Caetano), 14 (CREs Cidade Baixa e Liberdade), 20 (CREs Subúrbio I e II) e 21 (CRE Cabula). Até o final, mais de 5 mil estudantes terão passado pelos encontros para que possam elaborar cordéis e participar do concurso.