Estudantes aprendem técnicas de filmagem

29 de maio de 2009 - dev

Luz, Câmera, Ação! Uma agitação incomum toma conta do Centro Municipal de Arte-Mário Gusmão. Jovens concentrados, com microfone em punho, fios espalhados pelo chão e discussões em pequenos grupos. Assim, os estudantes participam das oficinas de audiovisual que vêm acontecendo na unidade desde o dia 25 e termina na segunda-feira (1º). A ação faz parte do Projeto “Sua Assiduidade Vale um Prêmio” que visa incentivar a frequência dos alunos da rede municipal às aulas no centro. As oficinas são ministradas por instrutoras da ONG Cipó/Kabun.

Os 20 alunos participantes se dividiram em funções como diretor, produtor, ator, câmera, platô e assistente de produção e de câmera. Nas aulas, os estudantes têm contato direto com equipamentos de vídeo, podendo manejar-los e conhecer um pouco mais sobre o que se passa por trás das câmeras.

Além de propor informações teóricas e práticas, para que os educandos entendam o universo das linguagens midiáticas, o Centro Mário Gusmão e a Cipó/Kabum pretendem despertar no aluno o interesse para os meios de comunicação. De acordo com a assessora técnica do Mario Gusmão, Raquel Leão, a oficina estimula a sensibilidade dos jovens através da arte e cultura. “É a partir destes primeiros contatos que esses jovens de comunidades carentes em situação de risco social podem enxergar uma alternativa, quem sabe, profissional”, afirma Leão.

Enquanto a assistente de câmera Carla Camila, aluna da 4º série, segurava os fios, os atores se concentravam durante a tomada de uma cena para concluírem o vídeo que está sendo produzido pela equipe. O produto final será exibido no Mário Gusmão, após a edição do vídeo. “A oficina me fez entender como são feitas as novelas, como as câmeras se movimentam e as mudanças de plano, fechado ou aberto”, disse a aluna.