Estudantes celebram a Revolta dos Búzios

08 de ago de 2006 - dev

A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), celebra, em homenagem aos heróis baianos da Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, a Revolta dos Búzios. Para relembrar a data, os estudantes da rede municipal irão realizar atividades culturais, como apresentação de fanfarras e grupos de capoeira.

O evento será realizado na Praça da Piedade nesta sexta-feira, às 9 horas. O evento contará com a presença do secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, autoridades, representantes do movimento negro, diretores de escolas, professores e estudantes. Será realizado um ato cívico em homenagem aos líderes da Revolta dos Búzios (Manoel Faustino-18 anos, João de Deus- 24 anos, Lucas Dantas 24 anos e Luís Gonzaga- 36 anos), que foram enforcados na Praça da Piedade.

A Revolta dos Búzios é comemorada no dia 12 de agosto, após a Câmara Municipal de Salvador instituir o Dia Municipal de Celebração da Revolta dos Búzios, de acordo com a Lei Municipal 67.865/05.

Revolta – A Revolta dos Búzios foi iniciada no dia 12 de agosto de 1798. Os panfletos dirigidos aos cidadãos da capital baiana na época anunciavam palavras de ordem como “liberdade”, igualdade”, “salários dignos para os soldados” e “comércio livre com todos os povos”. Este movimento foi conduzido por elementos da plebe rebelde e visava a independência e o fim da escravidão. Seus líderes haviam assimilado os princípios da Revolução Francesa.

A Revolta dos Búzios reuniu artesãos, soldados, alfaiates, sapateiros, escravos e ex-escravos. Trinta e três homens foram processados por terem tentado articular, em Salvador, um levante contra Portugal no final do século XVIII. Mas, de acordo com a obra “Conjuração Baiana”, de Luís Henrique Dias Tavares, centenas de pessoas estavam envolvidas nesta conspiração.