Estudantes criam armadilha para mosquito da dengue

07 de maio de 2008 - dev

Na luta contra o mosquito da dengue, escolas da rede municipal se uniram na campanha “Escola Livre do Mosquito”, e vêm promovendo diversas atividades como caminhadas, palestras e faxinaços, com participação de estudantes e comunidade.

A Escola Municipal Manoel de Abreu inovou construindo uma “mosquiteca” – um tipo de armadilha para capturar o Aedes aegypti. O invento foi confeccionado pelos próprios alunos e, após período de experiência foi comprovada sua eficiência. De acordo com os criadores, uma vez que o mosquito entra na armadilha ela não tem como sair e logo morre.

Na próxima quinta e sexta-feira (8 e 9), pais de alunos e os moradores da comunidade de São Marcos, bairro onde a escola está localizada, participam de mais uma aula de conscientização sobre combate ao mosquito da dengue. No primeiro dia a aula acontecerá às 19 horas e no segundo, em dois horários, 8 horas e 14 horas.

As aulas têm como objetivo esclarecer sobre locais onde podem ser encontrados focos do mosquito, como acontece sua proliferação e como combater a dengue. Serão expostos cartazes, apresentadas transparências e promovidos debates e discussões sobre os sintomas da doença.

Segundo a diretora da escola, Vivian Santana, o combate precisa ser constante e pode ser realizado com medidas simples que dependem apenas de mudança de atitude. “Cartazes, faixas e palestras incentivam a população. Devemos debater o tema constantemente, até realmente acabar com os focos do mosquito na cidade”, afirmou.